topo_cabecalho
Últimos dias de inscrições para intercâmbio na França

A Capes/MEC já recebeu mais de cem inscrições para o Programa de Intercâmbio Científico Brasil-França, que desenvolve em parceria com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub). O prazo para se inscrever no programa conhecido como Capes/Cofecub termina dia 16 de junho

Criado em 1978, o programa apóia projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior e de pesquisa do Brasil e da França e estimula a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e docentes.

"A excelência do projeto e da equipe é a única prioridade estabelecida pelo edital de 2006", diz a técnica da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Jussara Pereira Prado.

Ela explica que a noção de temas prioritários e a obrigatoriedade de formação de redes, presentes no edital de 2005, não existem mais.

A proposta de projeto deve ser apresentada por equipe vinculada a programa de pós-graduação avaliado pela Capes e contemplar, em especial, a formação de doutorandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. Os resultados serão divulgados em novembro próximo e o início das atividades está previsto para março de 2007.

Recursos

A Capes é responsável pelo financiamento de passagens aéreas para pesquisadores brasileiros em missão na França; diárias para pesquisadores franceses em missão de trabalho no Brasil, e bolsas de estudo para doutorandos e docentes brasileiros na França.

Também é encarregada pelos recursos de custeio para a equipe brasileira, no valor máximo de R$ 5 mil por ano. Para mais informações, acesse o edital do programa e outros documentos: http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/CAPES_COFECUB.htm


Data: 08/06/2006