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Especial 2 - ELEIÇÃO DOS CENTROS

CANDIDATOS À DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA  - CCT

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Os professores Bráulio Maia Júnior e Ricardo Cabral de Vasconcelos se apresentam à comunidade acadêmica da UFCG como candidatos à Direção do Centro de Ciências e Tecnologia

A história do Centro de Ciências e Tecnologia sempre esteve ligada a destaques nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O seu desmembramento, portanto, longe de significar qualquer perda, deve marcar o início de uma nova fase de produtividade acadêmica.

Nesse momento, a busca da excelência deve ser o balizamento a orientar cada ação acadêmico-administrativa do Centro, pois o cenário que se apresenta, certamente, vai exigir de suas Unidades Acadêmicas enfrentar novos desafios, além da melhoria dos padrões de desempenho e da afirmação do perfil acadêmico.

À futura Direção do Centro de Ciências e Tecnologia caberá identificar, valorizar e resguardar particularidades dessas Unidades, para, respeitando as singularidades de cada área de conhecimento, permitir o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos padrões de qualidade almejados.

O aprimoramento do Centro de Ciências e Tecnologia é meta que muitos querem alcançar, sendo natural nesse contexto que tendências diferenciadas apresentem proposições à Direção de Centro. Essas postulações são legítimas e contribuem para o processo democrático.

Atuações distintas, no entanto, demonstram que o Centro de Ciências e Tecnologia carece de ações que possam recuperar o seu perfil de agente aglutinador de interesses múltiplos, de tal forma a redimensionar afirmativamente o seu papel político nos processos decisórios.

Mesmo em face à existência de posicionamentos divergentes, acreditamos na união de forças: a superação de diferenças é a única força eficaz no alcance de soluções para os problemas, gerais ou específicos, enfrentados cotidianamente na Instituição.

É neste sentido que a candidatura Dinamismo e Participação: compromisso com o CCT se direciona: uma gestão para o Centro de Ciências e Tecnologia que, refletindo permanente análise de seu desempenho, seja capaz de encontrar unidade na diversidade, para contribuir efetivamente na consolidação da Universidade Federal de Campina Grande.

Primando por princípios éticos e democráticos, o compromisso dessa candidatura se volta para a melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão, a partir da criação de novas oportunidades de participação, tendo em vista as potencialidades das diferentes áreas de saber que faz o perfil acadêmico desse Centro.

Quem é Braulio Maia Junior

O Prof. Braulio Maia Junior iniciou sua trajetória docente, ainda aluno do curso de licenciatura em matemática, como professor do Colégio Estadual da Prata, em 1976. Além das atividades de magistério no citado colégio, lecionou no curso ?Reciclagem para professores de matemática do 2º grau da rede oficial do Estado da Paraíba?.

Ao concluir a graduação, em 1978, foi contratado pela Universidade Regional do Nordeste, hoje Universidade Estadual da Paraíba. Na sua curta passagem por aquela Instituição, ministrou disciplinas e iniciou um curso de especialização em matemática.

Em 1979, após aprovação em concurso, foi contratado pela Universidade Federal da Paraíba, como professor colaborador. Concluiu o curso de especialização e, em 1983, foi liberado para realizar mestrado, na Universidade Federal do Ceará, onde, após conclusão, lecionou, a convite, disciplina no Programa de Verão da Pós-Graduação em Matemática.

Em retorno à Universidade Federal da Paraíba, reiniciou suas atividades docentes, ministrando inúmeras disciplinas na graduação e participando de seminários internos, além da orientação de alunos em programas de iniciação cientifica. Foi também coordenador do Laboratório de Pesquisa em Ensino da Matemática.

Iniciou sua experiência administrativa na Instituição, em 1990, quando foi eleito, em mandado tampão, vice-chefe do Departamento de Matemática e Estatística. Em 1991, foi conduzido à chefia do mesmo departamento, dessa vez para um mandato regular. Em 1993, num fato até então inédito naquele departamento, foi reconduzido para um mandato de mais dois anos.

Foi também eleito representante do Departamento de Matemática e Estatística junto ao Conselho Deliberativo da ADUFCG, em cuja instalação foi eleito coordenador. Além dessa representação, foi ainda conselheiro representante do Centro de Ciências e Tecnologia junto ao Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba.

Em 1996, foi liberado de suas atividades docentes para a realização do doutorado, que concluiu, em dezembro de 1999, na Universidade Federal de Pernambuco.

Em Janeiro de 2000, iniciou sua atuação no ensino de pós-graduação, ministrando uma disciplina no Programa de Verão do curso de mestrado em matemática da Universidade Federal da Paraíba. Nesse programa de pós-gradução, ministrou disciplinas, orientou duas dissertações, que foram levadas à defesa com êxito, e publicou em revistas cientificas internacionais indexadas.

Em sua prática docente, registra-se ainda:

  • participação no Projeto de Pesquisa Instituto do Milênio em Matemática;
  • participação no Grupo de Pesquisa Estruturas Discretas, da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com pesquisadores  da USP, sendo um dos seus lideres.
  • realização de palestras na Universidade Federal de Pernambuco, na Universidade Federal do Ceará, na Universidade Federal da Paraíba, na Universidade Estadual da Paraíba e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia;
  • participação em bancas examinadoras de concursos público na Universidade Federal de Campina Grande, na Universidade Federal da Paraíba, na Universidade Estadual da Paraíba, e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Atualmente, atua na graduação e na pós-graduação em matemática da Universidade Federal de Campina Grande, ministrando disciplinas e orientando três dissertações de mestrado, com defesa prevista para fevereiro de 2006.

É um dos cinco pesquisadores existentes no Brasil, na área de Matemática Discreta, vinculados a Departamentos de Matemática, tendo entre suas atuais atividades a conclusão de dois artigos: The 3-Connected Binary Matroid with Circumference 6 or 7, em co-autoria com Manuel Lemos, da Universidade Federal de Pernambuco e Non-Separating Circuits And Cocircuits In Matroids, em co-autoria com Manuel Lemos e Tereza Melo, ambos da Universidade Federal de Pernambuco.

Na sua trajetória administrativa, registra-se, mais recentemente, a passagem pela Prefeitura Universitária Setorial da extinta Pró-Reitoria para Assuntos do Interior e primeira gestão da Prefeitura Universitária da Universidade Federal de Campina Grande. À frente desse órgão concretizou varias obras, dentre as quais destacam-se:

  • melhoria das salas de aula, com pintura, substituição de quadros-de-giz por quadros para uso de pincel atômico, colocação de piso de cerâmica,
  • instalação elétrica e colocação de ventiladores de teto no bloco CA, além da reforma completa dos sanitários dos blocos BC, BD, AB e CA;
  • recuperação do teto e das instalações elétricas da Biblioteca Central;
  • urbanização do Campus Universitário, com a criação de jardins em torno das instalações da Reitoria, do Centro de Extensão, da Prefeitura Universitária, da Biblioteca Central, da Central de Línguas do Centro de Humanidades, do  Laboratório de Sistemas Distribuídos, da Diretoria do Centro de Ciências e Tecnologia, do Laboratório de Dessalinização, do Departamento de Ciências Atmosféricas e da Estação Meteorológica;
  • restauração das instalações elétrica e hidráulica, bem como pintura interna e externa da residência universitária;
  • construção de uma praça de esportes, com campo de futebol, mini- campo, campo para futebol de areia, quadra para vôlei de areia, pista de atletismo e bateria de banheiros e vestuários.
  • construção de rampas, para o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais, no Centro de Extensão, na Central de Línguas, na Pró-Reitoria de Extensão, na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, e nos blocos de sala de aula BC e BG.
  • recuperação da câmara frigorífica e da caldeira da cozinha do Restaurante Universitário, com a restauração da rede elétrica e hidráulica, além da troca do seu piso e do seu revestimento em azulejo.

Quem é Ricardo Cabral de Vasconcelos

O Prof. Ricardo Cabral de Vasconcelos concluiu a Graduação em Engenharia Mecânica em dezembro de 1981, a partir de quando começou a atuar como engenheiro de manutenção da Construtora Andes S.A., aí permanecendo até junho de 1982. Em fevereiro de 1986, tendo sido aprovado em concurso público de provas e títulos, iniciou suas atividades como professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba.

Fez mestrado (1988) e doutorado em Engenharia Mecânica (2002) na Universidade Federal da Paraíba e atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Ciências e Tecnologia, onde desenvolve atividades acadêmicas na graduação, ministrando disciplinas e orientando alunos em seus projetos de iniciação científica, além de ter atuado também na pós-graduação.

Ao lado das atividades acadêmicas, foi coordenador dos Laboratórios de Fundição e Tratamento Térmico, de Ensaios de Materiais e de Soldagem, coordenador da Área Acadêmica de Materiais e Processos de Fabricação, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, membro da comissão de licitação da Pró-Reitoria para Assuntos do Interior, representante desse departamento no Comitê Assessor de Pesquisa do CCT, conselheiro do CREA/PB, e conselheiro representante do CCT no CONSEPE da UFPB.


Além dessas atividades, ainda se pode destacar em sua vida acadêmica:

  • orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso;
  • orientação de Estágios Supervisionados;
  • participação em bancas de defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso;
  • presidência de bancas de seleção de candidatos para o Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica;
  • participação em Comissões de Concurso Público para seleção de professor assistente e adjunto;
  • participação em banca de defesa de tese de doutorado;
  • apresentação de trabalho no Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica e no Congresso de Engenharia Mecânica Norte-Nordeste;
  • publicação de trabalho na revista Tecnologia e Soldagem.

Agora, os professores Braulio Maia Junior e Ricardo Cabral de Vasconcelos pleiteiam a Direção do Centro de Ciências e Tecnologia, com a seguinte proposta de trabalho:

  • representar coletivamente os interesses das Unidades Acadêmicas que compõem o Centro, exercendo o papel de mediador entre essas instâncias e a Administração Superior da Instituição;
  • assegurar a prática democrática na perspectiva de consolidar o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE - e o Conselho Administrativo - CONSAD - como fóruns de decisões políticas;
  • implementar as decisões do CONSAD, na perspectiva de manutenção de uma gestão participativa, solidária e transparente;
  • promover, no CONSAD, discussão sobre o melhor aproveitamento do espaço físico disponível e sobre a otimização da capacidade instalada do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, para atender à reestruturação do Centro;
  • incentivar, mediante contínua pauta de discussão do CEPE, a diversificação da oferta de vagas, com a criação de novos cursos de graduação, preferencialmente no turno noturno;
  • definir, junto ao CEPE, formas de apoio às áreas promissoras à criação de novos programas de pós-graduação;
  • fomentar, no CEPE, maior intercâmbio entre os grupos de pesquisa do Centro;
  • apoiar as Unidades Acadêmicas na construção de seus projetos político-pedagógicos, mediante a criação de um fórum permanente de discussão, com vistas à socialização de experiências e à busca de assessoria pedagógica;
  • elaborar um plano de capacitação, com base em critérios estabelecidos conjuntamente pelo CEPE e pelo CONSAD, para incentivar a qualificação do corpo docente e técnico-administrativo, com vistas ao pleno atendimento das demandas das Unidades Acadêmicas;
  • estabelecer um fórum de debates com o DCE e com os Centros Acadêmicos, visando a promoção de encontros, colóquios e seminários que possam favorecer a troca de saberes de natureza científica, pedagógico e artístico-cultural.

Data: 26/08/2005