topo_cabecalho
Empresários russos visitam a Paraíba para a instalação de indústrias e Campina pode ganhar fábrica de helicópteros

A Paraíba vai ganhar nos próximos meses novas empresas. Para tanto, encontra-se visitando o Estado uma delegação de empresários russos que está estudando a possibilidade de instalar novas indústrias no Estado, notadamente em Campina Grande e em João Pessoa, atendendo a convite do empresário Wilson Gianneti e do deputado federal Enivaldo Ribeiro, que está mantendo entendimentos com os referidos industriais a fim de se instalarem no Estado, contribuindo para a geração de emprego e renda na região.

Através do empresário Wilson Giannetti, amigo pessoal do deputado federal Enivaldo Ribeiro, há cerca de dois meses esteve visitando a Paraíba, uma missão da Rússia que objetivava implantar na Paraíba algumas empresas. Há dois dias novamente os empresários estão no Estado, cuja comitiva é composta pelos seguintes industriais: diretor da Tríada America Telecomunicações, Wilson Gianneti; diretor da Triwall Enterprise (Fábrica de Helicópteros), Vallery Blokhin; Boris Generalov, de uma fábrica de caminhões pesados (100 toneladas); Alexander Dashkevich, Andrey Sazukhim, Mbo – Dieko, da área de refinaria; Alexei Lovchev, Carlos R. Seivmartin, da GTL, do ramo de energia.

Segundo o deputado Enivaldo Ribeiro, a visita dos integrantes dessa comitiva de empresários é fixar em Campina Grande e em João Pessoa, uma montadora de helicópteros, uma fábrica de caminhões pesados e uma refinaria. As duas primeiras em Campina Grande e a última em João Pessoa. Os empresários já estiveram em audiência com o governador Cássio Cunha Lima  e o convidaram formalmente a visitar a Rússia, convite este feito pelo governador russo a fim de dar a oportunidade ao chefe do Executivo paraibano de conhecer as empresas situadas na referida região.

Conforme o parlamentar que já foi secretário da Indústria, Ciência e Tecnologia da Paraíba, este “é um momento especial do Governo Cássio Cunha Lima”, que, no seu entendimento está sendo “coroado de êxito, em decorrência da seriedade com que atua e ao atendimento dos seus objetivos em prol de contribuir para o progresso e desenvolvimento de toda a Paraíba, em particular de Campina Grande. Sem dúvidas, todo o nosso trabalho está tendo sucesso, sempre se buscando o bem-estar da população, gerando-se novas oportunidades de trabalho e de condições dignas para o conjunto da sociedade. O emprego está em primeiro lugar. Lutamos pelo desenvolvimento de nossa terra, para contemplar todo o nosso povo. A instalação dessas empresas é muito oportuna, não só apenas para Campina Grande, mas para todo o Nordeste”.

Ele lembra também que investimentos em torno de 70 milhões dólares e geração de 500 empregos diretos, com um aumento da movimentação do Porto de Cabedelo, estão sendo discutidos junto à Cinep, entre a equipe da área econômica do Governo do Estado e um grupo de empresários americanos. O parque  industrial paraibano igualmente deve ganhar em breve um reforço significativo: 25 empresas fornecedoras da Alpargatas (que atualmente gera mais de cinco mil empregos) podem instalar suas sedes no Estado, deixando a Paraíba como a maior fabricante de produtos da indústria no País.

O parlamentar disse que “com as ampliações que estão sendo feitas na Alpargatas, que já é a maior empresa da Paraíba, com instalações em João Pessoa e Campina Grande, a fábrica vai gerar em cada uma das duas cidades mais três mil novos empregos. É intenção da empresa intensificar toda a produção no Estado, trazendo para a Paraíba outras fábricas que estão em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, unificando sua produção”. Ele enfatizou que todas essas empresas podem se instalar em breve na Paraíba, porque recentemente o governador Cássio Cunha Lima e o secretário do Planejamento, Franklin Araújo, estiveram em São Paulo e apresentaram aos empresários o que a Paraíba tem a oferecer a eles no que diz respeito a incentivos locais e fiscais, além de outros atrativos.

Enivaldo lembra as palavras do governador Cássio Cunha Lima ao afirmar que os investimentos em saneamento básico e infra-estrutura estão atraindo novas empresas para a Paraíba, garantindo, assim, mais oportunidades de empregos e renda. Além disso, os investimentos em saneamento básico e infra-estrutura também visam à melhoria da qualidade de vida das famílias paraibanas, principalmente as carentes. E com isso, “a Paraíba só vai crescer com infra-estrutura, porque melhora a qualidade de vida e atrai investimentos novos”, afirmou. Para o governador, o saneamento é obra que os governos pouco realizam porque não gera o reconhecimento público, mesmo sendo um grande benefício para população, que passa a ter mais saúde, com água de tratada.

Outro ponto apontado pelo representante da Paraíba no Congresso Nacional foi a construção recente do gasoduto ligando João Pessoa a Campina Grande que está, na sua opinião “trazendo muitos benefícios para a cidade e para toda a região, com a atração de novas indústrias para o Estado. Foi muito importante esse empreendimento”.


Data: 07/06/2006