topo_cabecalho
Especial 1 - ELEIÇÃO DOS CENTROS

Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN

Candidatos

Diretor - Pedro Dantas Fernandes
Vice-Diretor - Ademir Montes Ferreira

Obs. O sistema só permite a inserção de 01 (uma) foto.
 
Esta chapa não é imposta nem tutelada por qualquer pessoa. Surgiu de forma espontânea em uma reunião conjunta dos administradores acadêmicos dos Departamentos DEC, DMG, DCA e DEAg, uma prova inequívoca da maturidade acadêmico-institucional de seus membros. O CTRN está nascendo com uma personalidade firme e forte, motivo de orgulho e alegria para todos nós.

PARA SUA ESTRUTURAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO, O CTRN PRECISARÁ DE DINAMISMO, MUITA DISPOSIÇÃO E DEDICAÇÃO E, PRINCIPALMENTE, DE UM TRABALHO ARTICULADO E COMPARTILHADO.

NÃO PLEITEAMOS A DIREÇÃO DO CTRN PELOS CARGOS OU POR VAIDADE. A NOSSA INDICAÇÃO FOI CONSENSO ENTRE OS ADMINISTRADORES DOS QUATRO DEPARTAMENTOS. COLOCAMOS À DISPOSIÇÃO DA COMUNIDADE DO CTRN - ALUNOS, SERVIDORES E DOCENTES - A NOSSA EXPERIÊNCIA, PARA CONSOLIDAR O TRABALHO DE ARTICULAÇÃO, REALIZADO PELOS QUATRO DEPARTAMENTOS, EM CLIMA DE HARMONIA, POR OCASIÃO DA ELABORAÇÃO DO ANTE-PROJETO QUE RESULTOU EM SUA CRIAÇÃO. DIRETOR E VICE, TRABALHAREMOS EM TEMPO INTEGRAL PARA A CONSOLIDAÇÃO DO CTRN, SEM VINCULAÇÃO A GRUPOS E SEM PRÁTICAS DE CLIENTELISMO.

Para você avaliar

- Temos um compromisso acadêmico com nossa Universidade. Mesmo como Chefe do DEAg, sempre que houve demanda pelos alunos, o Prof. Pedro Dantas continuou, em todos os anos, a lecionar 3 disciplinas em nível de Graduação e 3 nos Programas de Pós de Eng.Agrícola e do Doutorado em Recursos Naturais. No presente período está, também, colaborando com o Programa de Pós-Graduação de Agronomia do CCA/UFPB, lecionando Fisiologia Vegetal (Mestrado e Doutorado).

- Continuou a orientar mestrandos e doutorandos: além de 3 que já apresentaram suas dissertações neste ano, outros 2 orientados em nível de mestrado, estão com defesas previstas para os próximos 2 meses; tem mais 11 (onze) orientados nos dois doutorados (COPEAG e DRN), 5 deles a defenderem tese até o final deste ano.

- Como Gerente da SUEP/UFPB (1983-1989), O Prof. Pedro Dantas teve participação decisiva na construção do Laboratório de Armazenamento/DEAg/CCT (Bloco CZ). Por não ter sido aprovado o projeto de pesquisa ao qual se vinculava a proposta desse laboratório, foi necessária uma justificativa para garantir a sua construção, o que foi realizado juntamente com o Prof. Luiz José de Almeida (in memoriam).

- Central de Criogenia, atualmente no Laboratório de Armazenamento/DEAg/CCT: foi também adquirida pela SUEP/UFPB, quando era Gerente o Prof. Pedro Dantas, com base em justificativa elaborada pelo Prof. Humberto Suassuna (in memoriam), em conjunto com a Gerência da SUEP.

- Ainda no tempo em que foi Gerente da SUEP, foi ampliado o Laboratório de Irrigação e Salinidade (Bloco CS) e construída toda a parte de dois pavimentos do Laboratório de Engenharia de Irrigação/LACRA (CK). Foram construídas, também, as 2 casas-de-vegetação do DEAg.

- Fruto de gestões da Gerência da SUEP foi construído o Bloco CX, onde hoje está instalado o Depto. de Física, com a justificativa de servir para a Pós-Graduação deste Campus.

Extensão

- Com foco em RECURSOS NATURAIS e MEIO AMBIENTE, mobilizaremos os Departamentos para um trabalho forte de extensão junto à sociedade, visando à conscientização ambiental; para isso, o Prof. Pedro Dantas tem a experiência do trabalho que vem realizando no PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO, no sexto ano consecutivo, exemplo de sucesso de articulação, parceria e mobilização de alunos, servidores, professores e dirigentes, em todos os níveis de nosso Campus.

- TEMOS EXPERIÊNCIA, TESTEMUNHOS DE VIDA. SABEMOS TRABALHAR EM EQUIPE E SOMOS FIRMES QUANDO NECESSÁRIO. Faremos uma administração compartilhada com os quatro Departamentos, em todos os níveis.

A GRADUAÇÃO SERÁ O NOSSO FORTE:

Trabalharemos diuturnamente pela qualidade do ensino da graduação: aulas práticas, melhorias de laboratórios, maior participação dos alunos em projetos de pesquisa, estágios em empresas privadas.

Na formação da chapa, foi consenso a importância da indicação do Prof. ADEMIR para a Vice-Diretoria, pela experiência nos trabalhos por ele já realizados como Coordenador Setorial de Graduação, na SRH, Coordenador do Curso de Eng.Civil, em Conselhos, Assessorias e em inúmeras Comissões. Ele se dedicará integralmente a este trabalho, compartilhando, também a administração do CTRN.

UMA PÓS-GRADUAÇÃO FORTE DEVERÁ TER, COMO BASE, A MESMA QUALIDADE NA GRADUAÇÃO.

Estágio: trabalharemos para fortalecer o setor de estágios dos Departamentos, na busca de oportunidades de treinamento para os discentes.

Centros Acadêmicos: estimularemos o fortalecimento dos Centros Acadêmicos, em todas as iniciativas que se reflitam em boa formação profissional dos alunos.

Empresa Júnior: em conjunto com os respectivos Departamentos, daremos total apoio a cada Empresa Júnior, uma oportunidade importantíssima para os alunos iniciarem treinamento no exercício de sua aprendizagem profissional.

Servidores: em parceria com os Departamentos, garantiremos oportunidades de aperfeiçoamento para os servidores do CTRN, inclusive, incentivando-os a concluir cursos e fazer pós-graduação.

Acordos e convênios: empenhar-nos-emos na celebração de acordos e convênios, nacionais e internacionais, que se reflitam em benefícios para os Departamentos do CTRN e de outros Centros da UFCG.

BUSCAREMOS, SEMPRE, TODOS OS MECANISMOS NECESSÁRIOS PARA A PLENA ARTICULAÇÃO, TAMBÉM, COM OS OUTROS CENTROS DA UFCG.

Síntese do Curriculum Vitae

Pedro Dantas Fernandes

Graduação em Engenharia Agronômica pela UFPB - 1o lugar numa turma de 34 alunos (1969). Mestrado (1971) e Doutorado com Distinção e Louvor (1974) pela USP. O primeiro Doutor na Área Agrária da Paraíba.

Pós-Doutorado na University of Arizona - USA, 08/1989 a 12/1990, onde atuou como Visiting Scientist.

68 trabalhos científicos completos publicados em periódicos científicos especializados; 64 trabalhos divulgados em Congressos; 27 orientações concluídas de Mestrado e 2 em nível de Doutorado; participação em 75 bancas examinadoras de Mestrado e Doutorado; 11 orientações de Iniciação Científica e 12 orientações de trabalho de conclusão de graduação.

Professor Assistente-Doutor da UNESP - Universidade Estadual Paulista, 1972 a 1977.

Convidado para Professor Assistente-Doutor da ESA Luiz de Queiroz, USP, em dezembro 1975, tendo sido seu nome aprovado pela Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (Processo 1341/75 ESALQ/USP).

Convidado pela American Society for Horticultural Science Tropical Region para participar como advisor do XXVI Congresso Anual de 31/07 a 04/08/78, no Chile.

Professor da UFPB desde 1977, vinculado ao DEAg desde 05/1979, hoje UFCG.

Assessor do Reitor para Assuntos Agrícolas dos Campi de Areia, Bananeiras, Campina Grande e NUPEÁRIDO no reitorado do Prof. Lynaldo Cavalcanti, a partir de 05/79 (Portaria R/DP 473), continuando com a mesma função no reitorado do Prof. Berilo Ramos Borba, até sua designação como Coordenador do Programa de Pesquisas para o Semi-Árido da UFPB, em 08/81.

Coordenador Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa da PRAI/UFPB - 10/80 a 11/84

Coordenador do Programa de Pesquisas para o Semi-Árido da UFPB - 08/81 a 07/89

Coordenador de Programas Especiais da PRPG/UFPB - 05/86 a 08/89

Presidente do Grupo de Trabalho formado pela UFPB e Secretaria de Agricultura da PB para elaboração do Plano Operativo de Pesquisa Agropecuária que culminou com a criação da EMEPA ? Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba.

Consultor da FAPEMIG, desde 2003, analisando e emitindo parecer em projetos de pesquisa.

Nos últimos anos tem atuado como consultor das Revistas Científicas: Scientia Agrícola (ESALQ/USP), Engenharia na Agricultura (UFV), Revista de Engenharia Agrícola (SBEA), Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (DEAg/UFCG), Pesquisa Agropecuária Brasileira (EMBRAPA)

Membro do Conselho Científico e Tecnológico do CNPq, por indicação do Presidente da República, período 1980-1982 e reconduzido para 1982-1984. Nesse tempo foi membro da Comissão Permanente do Plano Básico de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq, membro da Sub-Comissão de Desenvolvimento Agrícola/CNPq e da Comissão de Assessoramento do Programa do Trópico Semi-Árido/CNPq.

Consultor da CAPES ? Área de Ciências Agrárias, de abril/1981 a agosto/2001, tendo participado de comissões de visita a vários programas de pós-graduação em todo o país e das reuniões de avaliação dos cursos da respectiva área de todo o país.

Gerente da SUEP/UFPB, durante o período 09/83 a 07/89, órgão responsável pelo planejamento e coordenação/execução do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste/PDCT-NE, no Estado da Paraíba. Financiamento: CNPq/BID. Nesse período a SUEP foi responsável pela coordenação de 45 grandes projetos integrados de pesquisa, envolvendo os Campi da UFPB, difusão controlada de tecnologias ao pequeno produtor, qualificação de recursos humanos, construção de laboratórios e aquisição de equipamentos.

Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola/CCT/UFPB, no período de 10/94 a 03/99, com dinamização de todos os seus índices.

Chefe do DEAg no período 10/2001 até a presente data.

Professor convidado para lecionar disciplinas na ESALQ/USP, UFC e CCA/UFPB.

Visita por delegação da UFPB à Universidad Nacional de Buenos Ayres e à Universidad Nacional de Tucuman e Institutos de Pesquisa de Buenos Ayres e de Tucuman (Argentina - 11 e 12/1978).

Membro de Comissão formada pelo CNPq/SUDENE para visita a Universidades dos Estados Unidos (Califórnia e Arizona) e do México (11/1980); membro de outra comissão do CNPq/ EMBRAPA para visitas a Universidades e Institutos de Pesquisa da Índia (10/1985); no retorno, visita técnico-científica à Universidade de Hockenheim na Alemanha (11/1985). Outras participações, ver Curriculum Lattes..

É ESTA A EXPERIÊNCIA QUE COLOCAMOS À DISPOSIÇÃO DO CTRN E ESTAMOS DISPOSTOS A TRABALHAR COM DINAMISMO E AFINCO. PEDIMOS-LHE UMA OPORTUNIDADE - PEDIMOS O SEU VOTO.


Ademir Montes Ferreira

- Graduação em Engenharia Civil pela UFPA - Turma de 1976

- Mestrado em Engenharia Civil pela UFPB - 1980

- Professor DEC desde 1980 - disciplinas: Mecânica dos Solos e Fundações e Empuxos de Terra

- Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Civil 1993 a 1998, 2002 a 2005

- Professor no Curso sobre Projeto de Pequenas Barragens - Convênio CCT/UFPB/CIDAGRO

- Professor no Curso sobre Construção e Projeto de Barragens de Terra - Convênio CCT/UFPB/SUDENE

- Engenheiro do Projeto de Pavimentação Urbana de Baixo Custo - CCT/UFPB/EBTU

- Estágio de Pesquisa na Universidade de Kyoto - Japão - 1987/1988

- Membro do CONSUNI/UFPB - 1996 - 1998

- Membro do CONSEPE/UFPB - 1998 - 2000

- Coordenador do Subprojeto Reforma Curricular REENGE/CCT/UFPB

- Coordenador do Programa de Apoio a Projetos de Ensino - REENGE/CCT/UFPB

- Assessor de Graduação do CCT/UFPB - 1996 a 1997

- Assessor de Graduação do CCT/UFPB - 1997 a 1998

- Membro do Comitê de Graduação da PRG/UFPB

- Membro Conselho Técnico Consultivo da Assoc. Brasileira Ensino Engenharia ? COBENGE

- Diretor de Recursos Humanos da PRAI/UFPB - 1998 a 2001

- Coordenador Setorial de Graduação da PRAI/UFPB - maio/2001 a jan/2002

- Coordenador do Laboratório de Solos II/DEC/CCT/UFCG

- Coordenador da Área de Geotecnia do DEC/CCT/UFCG

- Conselheiro da Câmara Superior de Ensino representando os Coordenadores de Graduação do CCT/UFCG

- Conselheiro do Conselho Pleno da UFCG, representando a Câmara de Ensino

- Membro da Câmara Gestora do Fórum de Coordenadores da UFCG, representando o CCT/UFCG.


Data: 26/08/2005