topo_cabecalho
Novos membros tomam posse na Academia Brasileira de Ciências

Os avanços brasileiros na área da ciência foram o tema principal da cerimônia de posse dos novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que aconteceu na noite desta terça-feira, no RJ, quando a entidade também comemorava os seus 90 anos de fundação

O ministro da C&T, Sergio Rezende, relacionou os resultados obtidos em programas, projetos e novas leis, ressaltando o aumento de 60% no volume total de recursos investidos pelo atual governo.

“A corrida científica é cada vez mais vertiginosa. O nosso país ingressou com atraso nessa prova de fundo. Mas a cada passo reúne mais quadros e recursos para recuperar o tempo perdido”, afirmou o ministro.

O presidente da ABC, Eduardo Moacyr Krieger falou sobre o trabalho desenvolvido em conjunto com o MCT e disse que a hoje a ciência no Brasil vem crescendo a uma taxa de mais de 8% ao ano, e a formação de doutores a mais de 14%.

“É mais do que chegada a hora do nosso país mobilizar a competência já criada para agregar valor, inovar, tornar o setor produtivo mais eficiente, enfim colocar o sistema de CT&I como prioridade na agenda nacional”, declarou Krieger.

A sessão de posse dos novos 25 acadêmicos lotou o auditório do Palácio Capanema. Cientistas, autoridades, reitores de universidades e familiares dos novos membros da Academia participaram do evento, que o ministro Sergio Rezende classificou como um dos marcos históricos deste ano em que também se comemoram os 55 anos de criação do CNPq/MCT e meio século da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCT).

No discurso de encerrou a cerimônia, o presidente da Academia anunciou que a entidade enviará aos candidatos à presidência da República um documento fazendo uma proposta para que o desenvolvimento sustentável e socialmente justo do Brasil incorpore ciência, tecnologia e inovação como política de Estado.

“Neste século é essencialmente impossível a criação de empregos, o combate à pobreza e o fortalecimento da governabilidade democrática sem o uso intensivo de ciência, aplicando a tecnologia mais eficiente, introduzindo o conceito de inovação em toda a sociedade e melhorando a educação”, afirmou Krieger.


Data: 07/06/2006