Dirigentes do HU ficam nos cargos até dezembro

Por decisão dos integrantes do Conselho Gestor do Hospital Universitário Alcides Carneiro - HUAC / UFCG, que participaram de reunião na manhã de hoje, quinta-feira, 25, naquele Hospital, o médico Evaldo Dantas da Nóbrega, permanece no cargo de diretor médico hospitalar, função por ele desempenhada há um ano, e o professor Nilson Nogueira de Melo, continua respondendo pela Direção Administrativa, atividade por ele exercida há 14 meses. Na próxima segunda-feira, 29, o Conselho se reúne para escolher três nomes que serão enviados ao Reitor, que indicará quem vai responder pela Superintendência do Hospital, cargo ocupado, no momento, pelo professor Nilson Nogueira. O Reitor Thompson Mariz, acompanhado do Pró-Reitor Administrativo, professor Alexandre Gama, participou da reunião, iniciada às 9h, e que foi concluída às 12h45. Em dezembro deste ano, deverá acontecer eleição no HU e os novos dirigentes tomarão posse dia 2 de janeiro de 2006.

O Superintendente Nilson Nogueira disse que a decisão do Conselho foi ?no sentido de não desestabilizar o HU até o final do ano, ao mesmo tempo em que vai preparar o Hospital para a futura gestão?. Ele disse que o Hospital tem uma despesa mensal de R$ 700 mil, e hoje, em caixa, há uma disponibilidade de R$ 400 mil, o que permite seu funcionamento normalmente durante dois meses. ?O Hospital é viável desde que haja a participação de toda a comunidade que nele trabalha e o apoio da Universidade?.

Informações prestadas pelo médico Evaldo Dantas, o HU foi criado em 1955, tendo, portanto, 50 anos. ?Hoje, o Hospital dispõe de 160 leitos, 450 autorizações de internação hospitalar - AIH, e atende a 161 municípios, sendo 80% da Paraíba, e os 20% restantes, de pacientes provenientes dos estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Temos mais de 50 especialidades médicas em peno funcionamento, cujos serviços são prestados a cerca de 650 pessoas por dia, pela manhã e à tarde, o que totaliza aproximadamente 13 mil atendimentos por mês?, destaca o diretor, que diz ser possível o atendimento de 25 mil pessoas / mês. Além disso, o Hospital realiza, dentre outros serviços, exames laboratoriais de análise clínica e patológica, faz procedimentos cirúrgicos, tem o setor de Infectologia, sendo o único hospital da cidade que recebe portadores do HIV.

Amanhã tem inauguração no HU

Às 10h de amanhã, sexta-feira, 26, o Reitor fará uma série de inaugurações no HU, incluindo o Serviço de Infectologia, com 14 leitos, distribuídos em 6 enfermarias, sendo uma infantil, uma de isolamento e 4 comuns destinadas a adultos, e ainda 4 consultórios pediátricos que estarão disponíveis para prestar consultas ao público no Centro de Atendimento Especializado em Saúde e Ensino - CAESE, além da reativação do setor odontológico com 4 consultórios, que funcionarão pela manhã e à tarde.

Legenda: O Reitor Thompson (centro) tendo à sua esquerda, o Pró-Reitor de Administração, Alexandre Gama, e à sua direita o Superintendente Nilson Nogueira, durante reunião que definiu a permanência do professor Nilson e do médico Evaldo Dantas.

Data: 25/08/2005