topo_cabecalho
Olimpíada de matemática prorroga inscrições até 9 de junho

As inscrições para a Segunda Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foram prorrogadas até o dia 9 de junho. No ano passado, 10,5 milhões de estudantes concorreram <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=4827&FlagNoticias=1&Itemid=4971>. A competição envolveu alunos de 31.028 escolas de todo o país, representando 93% dos municípios brasileiros. A cerimônia de premiação do primeiro ano está marcada para o dia 28 de junho, às 11h30, no Palácio do Planalto.

Criada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e executada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep pretende despertar o interesse dos alunos da rede pública por matemática e descobrir novos talentos para a ciência e a tecnologia. Para participar, as escolas devem inscrever os alunos de 5a a 8a série do ensino fundamental e do ensino médio pelos Correios ou pela internet. Se optar pela primeira opção, deve preencher a ficha de inscrição, em formato de carta-resposta, e enviá-la para o endereço: Impa - Obmep - Estrada Dona Castorina, 110. CEP 22.460-320, Rio de Janeiro, RJ. Se escolher a opção on-line deve preencher a ficha de inscrição <http://www.obmep.org.br/selecaoEscola.do> com o código da escola (8 dígitos), fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Caso não possua o código, consulte a secretaria de educação estadual ou municipal ou acesse a página eletrônica do Inep (<http://www.dataescolabrasil.inep.gov.br/>).

Haverá provas em três níveis de ensino: I, para 5ª e 6ª séries; II, para 7ª e 8ª; e III, para ensino médio. Os sistemas de ensino que oferecem ensino fundamental de nove anos, assim como os alunos da educação de jovens e adultos (EJA), podem concorrer nos três níveis.

A primeira fase da competição está marcada para o dia 29 de agosto e a segunda, para o dia 18 de novembro. Participarão da segunda fase 5% dos alunos com maior pontuação, de cada nível, em cada escola. Os estabelecimentos de ensino deverão enviar para a Coordenação Geral da Obmep a relação nominal dos classificados, dentro do prazo estabelecido no calend?io <http://server12.obmep.org.br/calendario.html>.

Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica da Obmep <http://www.obmep.org.br/> ou pelos números: (21) 2529-5084 e 0800-616161.


Data: 06/06/2006