Livros de literatura do PNBE estão em fase de seleção

O Ministério da Educação vai avaliar, nos próximos dias, os livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) a serem entregues aos estabelecimentos públicos de ensino fundamental até o fim do ano. Serão selecionados 225 títulos de obras literárias para alunos da quinta à oitava série. Eles comporão o acervo das bibliotecas de 46,7 mil escolas. Serão atendidos aproximadamente 14 milhões de alunos.

O total de livros que cada escola receberá vai depender do número de matriculados. Os estabelecimentos com até 150 alunos receberão 75 títulos; com 151 a 300 estudantes, 150; com mais de 300, 225. As obras terão conteúdo variado, como biografias, poesias, contos, crônicas, teatro, romance, histórias em quadrinhos e, especialmente, adaptações para o público jovem de obras clássicas da literatura universal.

No ano passado, o MEC adquiriu 300 títulos para alunos da primeira à quarta série e promoveu uma mudança no sistema de entrega. Antes, os livros eram enviados às escolas e repassados diretamente aos alunos. Desde o ano passado, destinam-se ao uso coletivo de estudantes e professores e compõem o acervo bibliográfico das escolas. Em 2005, foram beneficiadas 136.389 instituições públicas que oferecem as séries iniciais do ensino fundamental com, pelo menos, um acervo composto por 20 títulos.

As escolas cadastradas no Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) puderam escolher, entre 15 acervos, obras de diferentes níveis de dificuldade para dar aos estudantes as opções de acesso a textos com autonomia de leitura e para leitura com a mediação dos professores.

Estímulo

Desde 1997, o MEC incentiva alunos, professores e comunidade em geral a adquirir e manter o hábito da leitura. Por meio do PNBE, o ministério adquire e distribui obras de literatura brasileira e estrangeira, infanto-juvenis, de pesquisa e de referência, além de materiais de apoio, como atlas, globos e mapas.

O PNBE <http://www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=/biblioteca_escola/biblioteca.html> é executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), gerido com recursos do Orçamento da União e da arrecadação do salário-educação. A seleção das obras é feita pela Secretaria de Educação Básica.

Data: 06/06/2006