topo_cabecalho
Finep libera R$ 2,4 milhões para pesquisadores brasileiros no exterior

A Finep/MCT vai destinar R$ 2,4 milhões para apoio a grupos de pesquisadores brasileiros que realizam experimentos no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), em Genebra, Suíça

A verba permitirá a continuidade, por mais dois anos, da participação das equipes nos trabalhos desenvolvidos pelo laboratório europeu, considerado o maior na área de Física de Altas Energias em atividade no mundo. As pesquisas englobam teoria e experimentos em física de partículas e campos.

“Esse apoio garante não só as atividades de pesquisa como o intercâmbio científico com pesquisadores do Cern, ao mesmo tempo em que ajuda a estruturar a área de altas energias no Brasil”, afirma o diretor da Área de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Carlos Alberto Aragão de Carvalho.

Segundo ele, a participação dos pesquisadores brasileiros é estratégica e tem sido considerada pelos especialistas da área uma prioridade para a ciência no país, já que seus objetivos representam o que há de mais avançado no setor.

“Trata-se de um apoio parcial, pois não cobre todas as necessidades da área, mas é um passo importante para dar conforto aos pesquisadores e consolidar a posição do Brasil no cenário internacional”, diz Aragão.

Os pesquisadores beneficiados são das universidades Federal (UFRJ) e Estadual (UERJ) do Rio de Janeiro, e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT).

A Física de altas Energias é uma área de pesquisa multidisciplinar. A realização de estudos aprofundados sobre a estrutura da matéria requer o desenvolvimento de sistemas complexos de aceleração e detecção de partículas.

“Por tudo isso é que hoje a única maneira de o país participar de pesquisas de ponta nessa área é por meio das colaborações internacionais”, afirma o diretor da Finep.

Além de gerar produção, conhecimento e qualificação de pessoal, as pesquisas no Cern propiciam, ainda, o envolvimento dos pesquisadores com empresas de tecnologia de ponta do setor.


Data: 06/06/2006