topo_cabecalho
Ministro Sergio Rezende inaugura Biofábrica de Cana-de-açúcar em PE

O ministro da C&T, Sergio Rezende, inaugura nesta segunda-feira, em Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a biofábrica de cana-de-açúcar Governador Miguel Arraes

A biofábrica está clonando mudas selecionadas de cana, para investir na melhoria da qualidade genética das variedades cultivadas, principalmente, por pequenos e médios produtores de cana-de-açucar de Pernambuco e de outras localidades do Nordeste.

Sua estrutura é composta de um laboratório em Recife, localizado no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), onde é feita a replicação da cana in-vitro, e um conjunto de seis estufas construídas em Catende para a etapa ex-vitro, que é a climatização das mudas.

A biofábrica vai micropropagar, este ano, cerca de um milhão de mudas de meristema de variedades de cana-de-açúcar, selecionadas para as condições da Zona da Mata de Pernambuco.

Implantada pelo MCT e integrando o Cetene, a biofábrica está investindo na pesquisa e na inovação tecnológica, com o objetivo de minimizar os custos da muda de meristema e democratizar essa tecnologia, tornando-a acessível a todos os produtores de cana-de-açúcar da região.

Com a implantação da Biofábrica, a idéia do MCT é criar uma espécie de “banco de genótipos superiores”, onde se tenha as melhores variedades selecionadas de cana-de-açúcar do Nordeste.

Vinte agricultores já foram treinados para o manejo, em Catende, das mudas de cana de alta qualidade genética, fitossanitária e de produtividade, que passarão a ser utilizadas para a melhoria da produtividade da Usina Catende Harmonia. Mais vinte começaram a ser treinados agora.

Para a reprodução de mudas na biofábrica, os técnicos trabalham com sete variedades de cana-de-açúcar com características agronômicos desejáveis, desenvolvidas e lançadas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE).

A biofábrica obtém o material da UFRPE e, por meio do cultivo in vitro, o multiplica e disponibiliza para campos de cana-semente.

A técnica utilizada pela biofábrica é a da micropropagação, por meio da qual é feita a clonagem e reprodução das variedades selecionadas. O meristema (parte do “olho” da planta formado por células mais jovens) é imerso em um tubo de ensaio, juntamente com nutrientes e substâncias reguladoras de crescimento.

No período de seis meses, um meristema pode dar origem a até dez mil mudas de plantas ou vitro-plantas. São plantadas 12.000 vitroplantas por hectare, que em dez meses os produtores podem obter a semente para o plantio de 15 hectares de cana-de-açúcar.

Estufas

Em Catende, foram implantadas seis estufas. Há cinco estufas com 6,4 m de largura, 28 m de comprimento e 2,5 m de altura, cada uma com capacidade para produzir 50 mil mudas, e mais uma estufa maior instalada nas proximidades da sede da Usina Catende, com 12,8 m de largura, 44 m de comprimento e 3,5 m de altura, com capacidade para a produção de 150 mil mudas de cana.

O conjunto das estufas tem uma capacidade de produção de 400 mil mudas, em um ciclo de 45 a 50 dias.

Em tese, com essa estrutura os técnicos teriam um potencial de climatização de 2 milhões de mudas em um ano, mas devido ao período de plantio não ocorrer durante todo o ano, a produção projetada é de 1 milhão de mudas/ano, o que corresponderia a 80 hectares de sementeira de vitro-plantas.

O investimento para a construção das seis estufas totalizou o montante de R$ 226 mil, provenientes do MCT, por meio da Finep.


Data: 06/06/2006