Capes abre inscrições para bolsas de mestrado e doutorado para estrangeiros

Os estrangeiros interessados em concorrer a bolsas de estudos no Brasil, para mestrado e doutorado, têm prazo até o dia 31 de julho para se inscrever no Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG). O PEC-PG é realizado em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (DC/MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério de Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT).

O objetivo do PEC-PG é possibilitar que cidadãos dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia (países da América Latina, Caribe, África, Ásia e Oceania) façam estudos de pós-graduação em instituições de ensino superior brasileiras. A concessão de bolsas de mestrado e doutorado visa à ampliação da qualificação de professores universitários, pesquisadores e outros profissionais de ensino superior. Elas serão em todas as áreas de conhecimento nas quais existam programas de pós-graduação que emitam diplomas de validade nacional. Os programas devem ter sido avaliados pela Capes com nível igual ou superior a três.

Requisitos

O candidato à bolsa não pode ser cidadão brasileiro (nem binacional), nem ter visto permanente no Brasil. Outros requisitos são currículo e plano de trabalho, em língua portuguesa, duas cartas de recomendação e certificado médico de saúde emitido preferencialmente por instituição de saúde pública. O manual pode ser acessado no sítio (<http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/Manual_PECPG.doc>).

No caso de ter participado do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), o candidato deverá comprovar ter exercido atividade profissional no país de origem por, pelo menos, dois anos.

As bolsas de mestrado têm duração de 24 meses e as de doutorado, 48 meses, sendo improrrogáveis. Os resultados serão divulgados em dezembro e as atividades acadêmicas começam em março de 2007. O formulário de inscrição está disponível na página da Capes. Mais informações no sítio (<http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/PEC_PG.htm>).

Data: 06/06/2006