MEC compra livros para as bibliotecas das Universidades federais

Processo de licitação já começou e os livros serão enviados às instituições ainda este ano

As Universidades federais onde os professores participaram do Censo Bibliográfico da Graduação realizado pelo MEC, entre 23 de janeiro e 23 de abril deste ano, vão receber acervos para atualizar suas bibliotecas.

Nos três meses do censo, o Ministério da Educação (MEC) registrou a participação de 5.418 professores de 56 das 59 universidades federais. Eles indicaram 58.295 bibliografias, entre livros e periódicos.

Segundo o diretor do Departamento de Modernização e Programas do Ensino Superior, Celso Ribeiro, o maior número de participações foi registrado entre os professores dos cursos de agronomia (2.986 indicações), ciências sociais (2.825) e veterinária (2.487).

Entre as instituições, destaca-se a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró (RN), onde 86% dos professores indicaram bibliografias.

A Ufersa é uma instituição nova criada a partir da Escola Superior de Agricultura de Mossoró, integrante do processo de expansão da educação superior promovida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Celso Ribeiro informa que, além de adquirir os livros indicados por mais de cinco mil professores, o ministério iniciou uma negociação com as editoras para colocar no Portal de Domínio Público do MEC os periódicos indicados pelos participantes do censo.

"Com esta iniciativa, o ministério espera dar respostas diretas às universidades, atendendo à demanda expressa por seus professores. Vamos comprar todos os livros e mandá-los para as bibliotecas", diz o diretor.

Segunda etapa

Como o número de professores que atendeu ao chamado do ministério é considerado pequeno - as universidades federais têm 43.157 professores - haverá, após o atendimento da demanda inicial, a segunda fase do censo.

A atualização dos acervos das bibliotecas a partir das indicações dos professores, diz Celso Ribeiro, vai estimular os outros professores a participar do processo que vai enriquecer com novos acervos suas instituições, estudantes e a comunidade local.

Data: 02/06/2006