Curso de Libras é ministrado em quatro estados

O Ministério da Educação, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Distrito Federal (Apada/DF), iniciou nesta terça-feira, 29, no estado da Paraíba, o curso de ensino de língua portuguesa para surdos e o curso de tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais, que fazem parte do  programa Interiorizando Libras. Até agosto, outros três cursos serão ministrados nos estados de Alagoas, Tocantins e Acre.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC), Kátia Marangon, o objetivo do programa é apoiar e incentivar a formação profissional de professores, surdos e ouvintes, em todos os estados, para a aprendizagem e utilização da Língua Brasileira de Sinais em sala de aula, como língua de instrução e como componente curricular. Com o curso de ensino de língua portuguesa para surdos, a Seesp apóia a formação de professores da capital e dos municípios do interior de seis estados e conta com a participação efetiva de professores lingüistas da Universidade de Brasília (UnB).

"A proposta bilíngüe pressupõe a língua portuguesa como segunda língua para os alunos surdos, sendo a Libras, modalidade viso-espacial, reconhecida como o canal de aquisição de linguagem e comunicação das pessoas surdas, tendo implicações cruciais para o seu desenvolvimento cognitivo, sua afirmação social e realização pessoal", afirma Kátia.

Os cursos são realizados nas capitais na modalidade presencial, com carga horária de 80 horas/aula cada um, seguindo um cronograma estabelecido em parceria com as secretarias estaduais de educação. Cada curso promove a formação de 50 professores, que poderão atuar em classes comuns ou no atendimento educacional especializado de alunos surdos.

Dentre os conteúdos ministrados estão: as características da Língua Brasileira de Sinais, os contrastes com as línguas orais, aplicações da teoria lingüística ao ensino de português como segunda língua e a produção escrita do surdo.

As atividades são desenvolvidas de forma dinâmica por meio de palestras, debates, oficinas, leituras, trabalhos individuais e em grupo, apresentação de vídeo e de avaliação processual. A certificação dos cursos é feita pela Universidade de Brasília (UnB), como curso de extensão.

Data: 01/06/2006