Professora da UFCG lança livros na área de Educação

Obras são voltadas a profissionais e pesquisadores da educação para as diferenças que atuam com alunos remanescentes

A professora Silvia Roberta da Mota Rocha, da Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UAED/UFCG), lançou dois livros voltados a profissionais da educação para as diferenças, que atuam em pesquisas, políticas, gestão e ensino com alunos remanescentes.

Lançadas pela Editora Terceirize, de Natal-RN, as obras A participação da comunidade na escola pública: tensões e possibilidades para a mediação pedagógica e Comunidade e crianças lêem histórias: promovendo a alfabetização e o letramento na escola pública já estão disponíveis para aquisição na Unidade Acadêmica de Educação da UFCG.

O primeiro livro aborda as tensões e possibilidade na construção da relação entre escola, comunidade e letramento, na mediação pedagógica com a leitura e a escrita na escola pública. Já o segundo título, lançado em coautoria com a professora Rita Vieira de Figueiredo, da Universidade Federal do Ceará (UFC), analisa o papel pedagógico da mediação construída entre um leitor da comunidade e um leitor dependente remanescente (LDR), refletindo sobre as interações sociais entre escola e comunidade mediatizada pela relação entre o letramento familiar e o letramento escolar.

A obra também destaca o processo de formação da sociedade letrada para o ensino da leitura pela apropriação de parte do conhecimento científico sobre a leitura e seu ensino, de acordo com as perspectivas sócio-histórica de aprendizagem interacionista e discursiva de língua escrita, dialógica de alfabetização e letramento e da remanescência coconstrução social.

Fruto da pesquisa de doutorado da professora Silvia Roberta, realizada junto à UFC sob a orientação da professora Rita Vieira, as obras contaram com a colaboração da professora Lise Saint-Laurent, supervisora do doutorado sanduíche no Departamento de Psicopedagogia da Université Laval- Quebec.

Os títulos custam R$ 40 e R$ 60, respectivamente, e podem ser adquiridos na UAED ou através do e-mail silviarobertacdamotarocha@gmail.com.

(Ascom UFCG)

Data: 17/12/2018