Escola Técnica de Saúde da UFCG realiza simulação de incêndio com múltiplas vítimas

Ação em Cajazeiras contou com a participação de 110 alunos, Samu e Corpo de Bombeiros

Na última terça-feira, dia 11, a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, realizou o 1º START, uma simulação de incêndio com múltiplas vítimas. A ação foi promovida pelo projeto “Grupos de primeira resposta na promoção de capacitações em urgência e emergência”, do Programa de Bolsas de Extensão (Probex/EBT), coordenado pela professora Laurita da Silva Cartaxo.

Toda ação aconteceu no Bloco CA3, da ETSC. Participaram da atividade 110 alunos, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros. Na simulação, os estudantes puderam entender como atuar em situação com grande número de vítimas e poucos socorristas, com base no método START (Simple Triage and Rapid Treatment), no qual se faz uma triagem de classificação das pessoas acidentadas com base nas necessidades de cuidados e chance de sobrevivência.

Para Thárcio Ruston, tutor do SAMU e colaborador da ETSC, toda ação foi muito positiva. “Foi um projeto audacioso porque o método START é utilizado mundialmente para salvar vidas. É um método que, normalmente, a gente não atende no dia-a-dia. Quando nós temos um acidente, nós encontramos duas, três ou quatro vítimas. Nós tínhamos 23 vítimas. Então, como é que eu vou atuar com poucos socorristas e salvar o maior número de vítimas possíveis? Foi um sucesso na minha concepção”, enfatizou.

Confira aqui fotos de toda simulação.

(Ascom UFCG com informações do Diário do Sertão)

Data: 16/12/2018