topo_cabecalho
Funcionários do HUAC recebem orientação para prevenção e combate a princípios de incêndio

Capacitação é promovida pelo serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho

 

Você sabia que existe um tipo específico de extintor conforme a classe de incêndio? Para obter esse conhecimento e outras informações, funcionários do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, estão participando de um treinamento sobre prevenção de incêndios até o 12 deste mês.

 

Organizada pela equipe técnica do serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), a capacitação “Orientações básicas para prevenção e combate a princípios de incêndio” começou na terça-feira passada (4) com a equipe de infraestrutura do hospital.

 

O treinamento contempla todos os funcionários lotados em diversas áreas do HUAC, incluindo empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), trabalhadores regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU) e terceirizados. Para a realização do trabalho, foi elaborado um cronograma de atividades que varia, em relação a horário e local, conforme a área de atuação de cada equipe.

 

A auxiliar operacional Maria Regina Galdino participou do primeiro dia de capacitação. “Achei ótimo e entendi tudo. Eu não sabia que havia uma diferença entre os tipos de extintores e agora sei. Essa iniciativa é muito importante e eu acho que todos nós devemos aprender sobre esse assunto’, afirmou.

 

Um dos instrutores do HUAC é o técnico em segurança do trabalho Ivanildo Carvalho. “Com esse treinamento, eles vão saber distinguir os tipos de extintores de acordo com classe do fogo, no nosso caso, A, B e C, e saber usar o equipamento adequado caso haja necessidade”. Ou seja, estarão preparados para alguma eventualidade e saberão como agir em caso de princípio de incêndio”, explicou.

 

Conheça os tipos de extintores

 

PÓ QUÍMICO – Indicado para incêndios de classe B (líquidos inflamáveis) e classe C (equipamentos elétricos);

 

GÁS CARBÔNICO (CO2) – Indicado para incêndios de classe B (líquidos inflamáveis) e classe C (equipamentos elétricos);

 

ÁGUA (H20) – Indicado para incêndios de classe A (madeira, tecido, papel e materiais sólidos em geral).

 

(Ascom HUAC/UFCG)


Data: 10/12/2018