Alunos da UFCG criam projeto de conscientização e coleta de óleo de cozinha

Nessa sexta, dia 7, será realizada uma palestra sobre responsabilidade ambiental

Alunos do 5º período do curso de Administração, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, estão desenvolvendo desde outubro o Projeto Cata Óleo, que objetiva conscientizar a comunidade acadêmica para o descarte correto e coleta do óleo de cozinha para ser reutilizado na fabricação de sabão.

A ideia surgiu através de uma atividade da disciplina “Ética e responsabilidade socioambiental”, ministrada pela professora Lúcia Albuquerque. “Um dos exercícios requisitados é realizar uma ação social. Muitos trabalhos promovem ações pontuais, como arrecadar alimentos e depois do término da disciplina a ação acabou ali. E nós queríamos fazer algo que deixasse um legado, gerando essa cultura da reciclagem, despertando o interesse pela preservação do meio ambiente”, explica Fernanda Guimarães, uma das coordenadoras do projeto em que atua conjuntamente com mais sete colegas de turma.

Além da instalação de pontos de coleta na entrada do Centro de Humanidades (CH) e no Bloco BX, na UFCG, a equipe também conseguiu um ponto externo no Minimercado Filezão, localizado no Bairro do Monte Santo. Os interessados em contribuir com o projeto devem entregar o óleo em garrafas PET. O material arrecadado será enviado para cooperativas da cidade.

Também estão sendo realizadas mobilizações com entrega de panfletos em salas de aula e com comerciantes da Praça de Alimentação.

Ações dessa natureza vem sendo realizadas, em grande escala, pelo projeto de extensão "Mobilização Social em Saneamento Ambiental" com alunos das engenharias Agrícola, Civil, Elétrica, de Minas, e de Produção, desde 208, sob coordenação da professora Luísa Cirne.

Palestra

Nessa sexta-feira, dia 7, um representante da INDAMA, empresa de coleta de óleo no Nordeste, realizará uma palestra sobre a responsabilidade ambiental no descarte correto do óleo de cozinha. A atividade acontecerá no Auditório do Centro de Humanidades (CH), das 10h às 12h. A entrada é aberta para a comunidade em geral.

Para conhecer um pouco mais sobre o projeto, acesse https://www.instagram.com/projetocataoleo_ufcg/

(Ascom UFCG)

Data: 06/12/2018