Seminário Escola da Terra acontece no campus Sumé de amanhã até a sexta

Será realizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG nestes dias 5, 6 e 7 de dezembro, no auditório do campus, o Seminário Escola da Terra - UFCG, referente a finalização do “I Curso de Aprofundamento em Educação Contextualizada para as turmas Multisseriadas do Semiárido”, curso realizado numa parceria entre UFCG e SECADI/MEC para o professorado e coordenação pedagógica das escolas e turmas multisseriadas do Campo.

O Seminário terá como objetivos refletir sobre as Escolas/turmas multisseriadas no contexto brasileiro e na Educação do Campo, discutir sobre as práticas desenvolvidas pelo Programa Escola da Terra, socializar os projetos de intervivência nas turmas multisseriadas pelos cursistas do Programa, realizar a conclusão do curso da primeira turma da Escola da Terra da Paraíba e, avaliar e definir estratégias para a continuidade do Programa no Estado.

Na primeira fase, o Escola da Terra trabalhou com 11 municípios do Cariri paraibano: Camalau, Caraúbas, Livramento, Monteiro, Parari, Prata, Serra Branca, São João do Tigre, São João do Cariri, São José dos Cordeiros e Sumé.

“Este momento assume uma importância para o debate da Educação do Campo, principalmente, por se tratar de uma política pública resultado da luta dos movimentos sociais campesinos, que instigados pelos desafios presentes nas Escolas/turmas multisseriadas do campo, propuseram dentro do Pronacampo uma ação específica para estas Escolas e seu professorado”, detalha a coordenação do evento.

A programação terá início às 14h com uma mística e em seguida terá a mesa de abertura (14h30min) sobre o tema Panorama das escolas multisseriadas no Brasil e no mundo, tendo como palestrante o professor Fábio Josué Santos (UFRB), sob coordenação do professor Fabiano Custódio (UFCG/CDSA).

Veja a programação completa no site do CDSA (www.cdsa.ufcg.edu.br).

(Rosenato Barreto – Assimp CDSA/UFCG)

Data: 04/12/2018