Confira habilidades que devem aparecer no seu currículo

Criatividade, trabalho em equipe e a capacidade para a resolução de problemas complexos são, a partir de agora, habilidades imprescindíveis.

Nos setores profissionais onde a concorrência é cada dia mais feroz, é imprescindível que as habilidades que aparecem no seu currículo sejam as adequadas para o cargo que você aspira conquistar.

Forum Econômico Mundial (WEF) divulgou recentemente no seu relatório que existem algumas habilidades que serão requeridas para as profissões do futuro. É o momento de que você as conheça e as desenvolva. Os empregadores do futuro considerarão como requisito indispensável a capacidade do funcionário de resolver problemas complexos.

Flexibilidade Cognitiva

Este conceito inclui a criatividade, o pensamento lógido e o grau de resolução de problemas. O candidato a uma vaga de emprego deverá se adaptar à maneira de se comunicar, dependendo para quem envia a mensagem, ou seja, pensar de forma crítica, prestando atenção no seu poder de escuta e resposta.

Habilidades de negociação

Os cargos em trabalhos de informática, como a análise de dados e de software, precisarão de pessoas com habilidades para fazer negócios. Ainda no âmbito da informática, também será importante nas artes e em desenho.

Serviço de orientação

Como o futuro funcionário ajudará os colegas no trabalho? Uma característica fundamental para saber se o candidato sabe trabalhar em equipe é avaliar como ajuda o seu grupo de trabalho, ou ao altos executivos e como assiste às pessoas da indústria.mo o futuro funcionário ajudará os colegas no trabalho? Uma característica fundamental para saber se o candidato sabe trabalhar em equipe é avaliar como ajuda o seu grupo de trabalho, ou ao altos executivos e como assiste às pessoas da indústri

Saber tomar decisões

As empresas coletam cada vez mais informações. E quanto mais coletam, mais trabalho haverá para aqueles que decidam saber como analisar essas informações e tomar decisões inteligentes. O bom critério também inclui saber como lidar com um colega, ou inclusive ter a liberdade de fazer uma sugestão à gerência.

Inteligência emocional

A tecnologia até pode conseguir resolver muitas questões, mas ainda não pode fazer uma leitura das pessoas. Os funcionários que possuam esta habilidade no currículo demonstrarão uma grande empatia que os recrutadores saberão captar rapidamente.

Dentre as qualidades sociais que os recrutadores mais procuram nas entrevistas destacam a capacidade de motivar as pessoas, desenvolver talentos e as habilidades dos próprios empregados e saber escolher os melhores para o desempenho de determinado trabalho. Esta habilidade já é requerida principalmente para os cargos de gerentes e diretores.

Capacidade para resolver problemas complexos

A tecnología facilita a vida, mas também pode tornar as coisas mais complexas. À medida que "ligamos no automático", a necessidade dos funcionários empregarem a lógica e o raciocínio aumentam.

A razão disso é em parte porque as máquinas devem ser operadas de maneira ética e com máximo custo/benefício. Os recrutadores procuram candidatos que tenham mentes críticas e que possam avaliar o uso e o abuso da tecnologia.

(Universia)

Data: 26/11/2018