topo_cabecalho
CRM-PB dá posse à Comissão de Ética Médica do Hospital Universitário Alcides Carneiro

Solenidade acontece nesta quinta-feira, 22, às 14h, no auditório do HUAC

O presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Roberto Magliano de Morais, vai dar posse, nesta quinta-feira (22), à Comissão de Ética Médica do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh.

A solenidade de posse ocorrerá no auditório do Hospital Universitário, às 14h, e também contará com a presença do 1º vice-presidente do CRM-PB, Antonio Henriques de França Neto. Esta é a primeira composição da Comissão de Ética Médica do HUAC desde que a instituição passou a integrar a Rede Ebserh, em dezembro de 2015.

Vão tomar posse como membros da Comissão de Ética os seguintes profissionais: Ana Cláudia Andrade Lucena, Carlos Alexandre Galdino de Araújo, Gonçalo Aniceto Vieira de Sá, Lilian Soraia Pereira Mendes Estrela, Max Joffily de Souza e Valeriano Soares de Azevedo.

Os seis integrantes foram escolhidos em setembro, durante processo coordenado pelo chefe da Divisão Médica, Valdevino Pedro Messias Neto. Já a Comissão Eleitoral foi composta pelas médicas Flávia Mentor de Araújo (presidente) e Lígia Cristina Lopes de Farias e pelo médico André Luiz Diniz Castro.

Prevenção e fiscalização

Segundo o superintendente do HUAC, professor Homero Rodrigues, a formação de uma Comissão de Ética Médica em estabelecimentos de saúde está prevista em resolução do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM 2.152/ 2016). O documento estabelece normas de organização, funcionamento, eleição e competências desses órgãos.

“Essa comissão que agora toma posse no Hospital Universitário, dentre outras questões, tem a missão de fiscalizar o exercício da atividade médica, atentando para que as condições de trabalho do médico, bem como sua liberdade, iniciativa e qualidade do atendimento oferecido aos pacientes, estejam de acordo com os preceitos éticos e legais que norteiam a profissão”, afirmou Homero Rodrigues.

Já o presidente do CRM-PB explicou que a comissão de ética médica é um prolongamento do Conselho no hospital e tem o papel de educar, fiscalizar, prevenir, conciliar e abrir sindicâncias para posteriores julgamentos, se necessário, pelo Conselho Regional de Medicina.

“A comissão representa o Conselho, trabalhando de maneira preventiva e avaliando os aspectos éticos”, acrescentou Roberto Magliano de Morais, destacando que o CRM tem compromisso com a defesa do exercício ético da medicina e com a saúde pública de qualidade.

(Ascom HUAC/UFCG)


Data: 22/11/2018