Gabarito oficial do Enem já está disponível para consulta na internet

O gabarito oficial da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está disponível na página da internet e no aplicativo do exame, assim como os cadernos de questões, que, em todas as suas versões, permitem ao usuário fazer download. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis cadernos de questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. O participante deve ficar atento para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

No primeiro domingo, 4 de novembro, os participantes tiveram cinco horas e 30 minutos para resolver as 90 questões das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No segundo domingo, 11, foram aplicadas as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

Questão anulada

Após constatar que uma questão da prova de matemática e suas tecnologias do Enem 2018 havia sido aplicada em vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Ministério da Educação instaurou sindicância para apurar responsabilidades.

O item da prova foi formulado por um professor que compõe o Banco de Elaboradores de Itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC. Em decorrência do descumprimento dos requisitos de ineditismo e sigilo, a questão está anulada.

A questão foi elaborada em 2012 para o Inep por um professor que, à época, estava vinculado à UFPR. No entanto, posteriormente, em 2013, foi utilizada no vestibular da própria universidade, para ingresso em 2014, o que não deveria ter acontecido. Quando há ocorrência de anulação no Enem, a questão anulada deixa de ser considerada durante o processamento e o cálculo das proficiências de todos os participantes do exame.

Provas

Entre as opções com acessibilidade, o Inep oferece  as provas ampliada e superampliada, que são azuis para o primeiro domingo e amarelo para o segundo; e as provas ledor, de cor laranja. O caderno verde, por sua vez, foi o que acompanhou a videoprova em linguagem brasileira de sinais (libras). Além dele, o Inep tornou disponíveis todos os vídeos da videoprova em seu canal no Youtube. Isso permitirá que os surdos e os deficientes auditivos tenham como estudar para futuras edições do Enem em sua primeira língua.

Acesse o gabarito na página do Enem 2018.

(MEC)

Data: 14/11/2018