HUAC obtém desempenho “ótimo” em relação aos procedimentos de média e alta complexidade

Relatório da Ebserh também sugere revisão de valores no contrato com a PMCG

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), obteve desempenho “ótimo” em relação ao volume de procedimentos de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar contratualizados com a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG). Os critérios de análise são: ótimo, bom, razoável e ruim.

Elaborado pela Diretoria de Atenção à Saúde da estatal federal, o “Relatório de ​Desempenho Financeiro da Contratualização Hospitalar” se refere ao primeiro semestre de 2018. Conforme o documento, entre janeiro e junho deste ano, o HUAC teve um desempenho de 125,7% e 442,81% em relação à meta, respectivamente no que se refere à produção de média e alta complexidade.

Dados os resultados obtidos pelo HUAC, a Ebserh identifica a necessidade de revisão das metas e valores na renegociação contratual com a PMCG, que é o órgão gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal. O relatório é elaborado com o objetivo de subsidiar a Ebserh na tomada de decisões, alcance de metas e manutenção ou ampliação da receita prevista no contrato e orienta, caso seja oportuno, quanto à eventual necessidade de adequação da oferta de serviços do hospital.

“Na verdade, nós temos uma contratualização com a Prefeitura Municipal de Campina Grande que data de 2006 e precisa ser atualizada, inclusive essa é uma das recomendações da Ebserh. Na medida em que estamos, mensalmente, superando as metas estabelecidas, esse relatório mostra a necessidade de repactuarmos os procedimentos com o gestor municipal”, explicou o superintendente do HUAC, professor Homero Rodrigues.

O superintendente também disse que o desempenho do HUAC é resultado do novo modelo de gestão implementado. “Isso se deu por meio da reorganização de processos e protocolos, da composição de uma governança hospitalar e também da chegada de novos profissionais que proporcionaram incremento na produção ambulatorial e hospitalar”.

(Ascom HUAC/UFCG)

Data: 14/11/2018