Aluno da UFCG é finalista em concurso nacional de Arquitetura

Com proposta arquitetônica moderna de banheiros públicos para a Praça da Bandeira, localizada no  centro de Campina Grande, um projeto desenvolvido por um aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é um dos doze finalistas de concurso nacional, concorrendo com 1.355 trabalhos de 336 cursos de Arquitetura e de Design de todo país.

O trabalho de Lynneker Santos, aluno do 9º Período, orientado pelo professor Adjalmir Rocha, é um dos três classificados na categoria "Banheiro como Equipamento Urbano em Áreas Comerciais de Alto Fluxo" e concorrerá com projetos das universidades de Passo Fundo e Mackenzie.  A cerimônia de anúncio e entrega das premiações acontecerá no próximo dia 22, em São Paulo.

O projeto foi desenvolvido numa sequência modular -  sucessão infinita padronizada, em que cada novo elemento é a soma de dois anteriores - gerando um conceito arquitetônico inovador para este tipo de equipamento urbano, explicou Adjalmir Rocha, afirmando que, só após o final do processo de patenteamento, apresentará as imagens da estrutura arquitetônica proposta.

Além da composição replicada por módulos pré-fabricados de grande impacto visual, o orientador destacou que Lynneker Santos (o aluno) priorizou o conforto e sustentabilidade focando na acessibilidade, com ventilação e iluminação naturais. "É um projeto atemporal e com viabilidade técnica inovadora a um custo de R$ 10 mil -  a unidade modula na instalação", concluiu Adjalmir Rocha - que foi vencedor do Prêmio Melhor Projeto, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, em 2003.

Concurso

23ª edição do "Concurso Estudos Deca", com a participação de alunos dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores, independentemente de semestre, ciclo ou módulo que estejam cursando, desde que regularmente matriculados em escolas técnicas ou em faculdades/universidades.

Com dois temas para alunos do curso de Arquitetura (Banheiro de Museu no Gender (unissex)  e Banheiro como equipamento urbano em áreas comerciais de alto fluxo) e  para os de Design de Interiores (Banheiro de espaço de coworking e Banheiro de casal) utilizando produtos Deca, conforme o portfólio disponível no mercado. Com premiação total de 42 mil reais.

(Ascom UFCG)

Data: 12/11/2018