HUAC vai realizar I Fórum sobre Cuidados Paliativos

Evento ocorrerá dia 30 de outubro e as inscrições são gratuitas

Foco na qualidade e não na duração da vida. Oferta de assistência humanizada para que os últimos dias de um paciente com doença incurável tenham a dignidade como principal princípio. De forma geral, essa é a filosofia dos cuidados paliativos, tema que será debatido na próxima terça-feira (30), no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, vinculado à Rede Ebserh.

O I Fórum sobre Cuidados Paliativos do HUAC ocorrerá no Auditório Dr. Everaldo Lopes (localizado na entrada principal do hospital) das 8h30 às 17h30. O evento tem o apoio do Centro de Educação e Saúde, Centro de Ciências Biológicas e Núcleo de Pesquisa em Saúde e Enfermagem da UFCG, além da Universidade Estadual da Paraíba e do projeto OnCãoterapeutas, que leva terapia assistida por animais a pacientes oncológicos e em cuidados paliativos.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas à capacidade de 60 participantes. Interessados devem se inscrever, antecipadamente, pelo e-mail ecp.huac@gmail.com ou no próprio dia do evento. Informações mais detalhadas podem ser obtidas na página do Fórum no Facebook (www. fb.com/scpufcg).

Segundo a chefe da Divisão de Enfermagem do HUAC, Neuma Fernandes Sobreira, o evento é aberto a estudantes, profissionais da área de saúde e funcionários do HUAC-UFCG, abordando aspectos diversos sobre os cuidados paliativos, como desafios, práticas integrativas, musicoterapia, vivência e terapia assistida por animais. “O público é amplo e a programação está muito instigante, com participação de excelentes profissionais. A gente quer, justamente, sensibilizar a equipe para que tenha outro olhar para os cuidados paliativos com doentes terminais”, afirmou.

8h – Inscrições (hall do Auditório Dr. Everaldo Lopes)

9h – Abertura Oficial - “Que o teu canto é a minha força para cantar”

Profa Dra. Khívia Kiss e alunos do CCBS – UFCG

10h – Palestra de Abertura – Cuidados Paliativos: porque eu importo!

Prof. Dr. Edmundo Gaudêncio – CCBS-UFCG

11h – Coffee Break – Um gole de café, um sorriso estampado, um abraço acalorado, um amor bem cuidado

14h – Painel Cuidados Paliativos: (re) construindo saberes e transformando a práxis

Mediadora:  profa Mércia Gaudêncio – UEPB