Aluno da UFCG tem trabalho premiado em evento nacional de Medicina

A pesquisa levou o primeiro lugar na área de Pediatria com um levantamento das necessidades de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes em idade escolar

Um trabalho desenvolvido pelo aluno Tiago de Sousa Barros, do quinto período do curso Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, foi premiado em primeiro lugar no Encontro Científico dos Estudantes de Medicina (ECEM), congresso nacional realizado anualmente pela Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM). O evento ocorreu no mês de julho, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, porém, o resultado da premiação só foi divulgado no último dia 9 de outubro. O trabalho foi considerado o melhor na categoria Pediatria.

Intitulado “Relações homoafetivas: discutindo o conhecimento em Saúde na adolescência”, o trabalho faz um levantamento das necessidades de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes em idade escolar. O objetivo é construir um gibi educativo com o intuito de esclarecer as dúvidas do público-alvo. Dentre as necessidades detectadas entre os adolescentes, o estudante da UFCG observou a falta de conhecimento em relação às questões homoafetivas.

“As dúvidas surgiram de forma espontânea, sem uma pergunta norteadora direcionada para essa temática. Isso nos evidencia a importância em trabalhar a saúde sexual e reprodutiva na adolescência de forma ampla, abrangendo todas as questões relacionadas também a gênero e sexualidade”, explica Tiago.

Segundo o autor, a pesquisa destaca a importância de trabalhar uma temática muitas vezes negligenciada pela família e a comunidade escolar. “Isso repercute de forma negativa na saúde dos adolescentes, aumentando, assim, o número de gravidez não planejada e de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)”, conclui.

O trabalho de caráter interdisciplinar é fruto da dissertação de mestrado em Enfermagem do estudante, que também é graduado na área. A orientação foi da professora Tatiane Gomes Guedes.

(Ascom UFCG)

Data: 24/10/2018