topo_cabecalho
Evento na UFCG celebrará 30 anos do Pet Antropologia

Inscrições estão abertas e são gratuitas

 

Em celebração aos 30 anos do Programa de Educação Tutorial (PET) de Antropologia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o grupo realizará um evento nos dias 08 e 09 de novembro, com palestras, mesas redondas, apresentações de pesquisas, mostras e relatos de experiência. As atividades serão realizadas na sala 15 do Hall das Placas, do Centro de Humanidades (CH), campus sede.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizas pela internet, mediante preenchimento de formulário eletrônico, disponível aqui.  O evento é aberto para alunos da UFCG e de outras instituições.

 

Para o coordenador do PET, Vanderlan Silva, o evento será uma oportunidade de divulgar a memória e os trabalhos do grupo nessas três décadas em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ele destaca as ações desenvolvidas pelos alunos ao longo desses anos.

 

“Temos desenvolvido pesquisas sobre o São de Campina Grande, beneficiários do Bolsa Família, Feira de Campina Grande, Rodoviária Velha e universo culinário da cidade. Atividades de extensão junto ás escolas públicas, a exemplo de oficinas sobre Racismo, Xenofobia, Intolerância Religiosa, Democracia, Violência Urbana, relações de gênero. No Ensino, temos aprendido e partilhado nosso conhecimento com os alunos da graduação, através de debates e cursos fornecidos ao público da UFCG, além da promoção de Café Antropológico e de Rodas de Conversa, ocasiões nas quais contamos com a interlocução de professores da UFCG e de outras instituições”, destaca.

 

Para ele, que também já foi petiano, entre os anos de 1992 e 1996, o grupo, pelo qual já passaram mais de 180 alunos, é de fundamental importância na formação desses estudantes e no ambiente profissional. “O programa favorece a permanência do aluno na graduação, através de bolsa de estudo, desde sua entrada até a formatura,e  acompanhamento de tutor durante todo o curso. Quase a totalidades dos egressos do PET Antropologia encontrou o caminho do ensino superior, da pesquisa científica como alternativas profissional”, ressalta.

 

Confira a programação do evento Celebrando as três décadas do PET Antropologia

 

08/11

 

8h - Inscrições e credenciamento

 

8h30 - 9h30 - Café de Recepção

 

9h30 - 10h - Mesa de Abertura

Convidados: Pró Reitor de Graduação, Diretor do CLAA, Diretor do CH

Mediador: Vanderlan Silva (Tutor do PET Antropologia)

 

10h - 11:40 - Mesa I - “O pioneirismo da Antropologia na implantação do PET UFCG”

Integrantes: Márcio Caniello, Mércia Batista, Salete Cavalcanti, Elizabeth Lima, Rogério Zeferino

Mediador: Vanderlan Silva (Tutor do PET Antropologia)

 

11h40 - Exibição de Documentário

 

17h30 - 19h - Cordelistas e Trio do Forró

 

19h - 19h30 - Lanche de Recepção

 

19h30 - 21h - Mesa II “Narrativas sobre a identidade petiana e os seus impactos na formação acadêmica”

Integrantes: Adeilson, Melânia, Marciano, Gessy, Carol Brasileiro, Claudia Freire. (Ex petianxs)

Mediador:  Carla

 

09/11

 

9h - 12h Apresentações das pesquisa dos PET’s (oral e banner)

 

19h30 - 20h Relato da História do PET

 

20h - 21h Mostra Multilinguagem

 

21h ENCERRAMENTO

 

(Ascom UFCG)


Data: 19/10/2018