PrInt: um grande passo para a internacionalização da pós-graduação

A CAPES dá mais um passo no caminho da implantação do PrInt. A Diretoria de Relações Internacionais recebeu, nessa terça-feira, 09, em Brasília, representantes das 36 Instituições de Ensino Superior selecionadas para participar do Programa Institucional de Internacionalização.

O evento mostrou os desafios e estratégias de internacionalização a serem postos em prática na execução dos projetos, instruiu sobre a gestão dos recursos e bolsas e ofereceu atendimento técnico para esclarecer dúvidas.

As propostas, que foram aprovados por meio do Edital Nº41/2017, terão ações focadas em inovação, produtividade e visibilidade da produção científica brasileira por meio de financiamento. “Essas 36 universidades foram selecionadas pela qualidade da proposta que nos fizeram em termos de internacionalização da pós graduação” explicou Connie McManus, diretora de Relações Internacionais. A professora afirmou que a expectativa é de que as universidades tenham mais pró-atividade na internacionalização a partir da pós-graduação.

O programa fomenta o avanço institucional na internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras, resultando na competitividade e visibilidade da produção científica do País.

O PrInt apoia a construção, implementação e a consolidação de planos estratégicos das instituições selecionadas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas, estimulando a formação de redes de pesquisas internacionais para aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação.

(Capes)

Data: 10/10/2018