Outubro Rosa: vagas para mutirão de mamografia no HUAC já estão esgotadas

Paraíba deve registrar 880 novos casos de câncer de mama até o fim do ano

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) encerrou o cadastro de pacientes para o mutirão de consultas e marcação de mamografias que será realizado no próximo mês, durante o movimento Outubro Rosa, que visa à prevenção do câncer de mama. Segundo informações da Gerência de Assistência à Saúde (GAS), a ação foi anunciada na sexta-feira (22) e a cota se esgotou, rapidamente, após divulgação na imprensa.

“Em menos de três horas, foram preenchidas todas as vagas oferecidas pelo HUAC. Começamos a cadastrar as pacientes às 14h e, por volta das 14h30, quase cem mulheres já haviam feito a inscrição. Infelizmente, nossa cota para mamografia é de apenas 200 exames”, explicou a médica Cândida Cavalcanti, chefe da Divisão de Cuidado.

O mutirão no HUAC será realizado dia 19 de outubro, e a programação que também vai contar com marcação de ultrassom, palestras, lanche e oferta de testes rápidos para HIV e Sífilis. O evento está programado para começar às 8h.

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a Paraíba deve registrar 880 novos casos de mulheres vítimas da doença até o fim do ano, sendo 240 apenas em João Pessoa. Em todo o Nordeste, o câncer de mama será diagnosticado em 11.860 mulheres em 2018.

(Ascom HUAC/UFCG)

Data: 24/09/2018