UFCG realiza série de reuniões com coordenadores de graduações para classificação de cursos

Intenção é informar sobre a importância da atualização da última catalogação, estabelecida pelo MEC no ano 2000

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizará, de 25 de setembro até o dia 9 de outubro, uma série de reuniões com os coordenadores dos cursos de graduação de seus sete campi, com o objetivo de tratar sobre a atualização da Classificação Internacional Normalizada da Educação (Cine), uma espécie de catalogação dos cursos de nível superior, que, no Brasil, fica a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC). Os encontros serão coordenados pelo procurador educacional institucional da UFCG, professor Antônio José da Silva.

Produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Cine é um instrumento que tem o objetivo de servir de referência na compilação e análise de estatísticas educacionais, auxiliar países na sistematização de dados nos diferentes níveis educacionais e em estudos internacionais. A última classificação de cursos de graduação em instituições federais no Brasil foi realizada no ano de 2000. O Inep estabeleceu um prazo até o próximo dia 19 de outubro para a confirmação e justificação das classificações, estabelecidas em quatro níveis hierárquicos – áreas geral, específica, detalhada e rótulo.

“A ideia é conversar com os coordenadores dos cursos sobre a importância da atualização dessa classificação, feita no ano de 2000. Se o curso está dentro da classificação inicial estabelecida pela coordenação, ok. Se não, é necessário fazer uma nova classificação, justificando o porquê dessa abrangência”, explica o professor Antônio José.

A primeira reunião com os coordenadores de cursos será realizada nesta terça-feira, dia 25, no campus de Cajazeiras. Na quarta-feira, dia 26, o encontro acontecerá em Sousa, e na quinta, 27, em Pombal e Patos. No campus sede, a reunião acontecerá na sexta-feira, dia 28. Os últimos encontros estão previstos para acontecer no dia 9 de outubro, nos campi de Cuité e Sumé.

(Ascom UFCG)

Data: 24/09/2018