Pesquisa no HUAC revela que quase 60% dos pacientes com doenças gástricas foram afetados por um contaminante da água

Maioria dos 200 indivíduos com queixas gástricas avaliados em Campina Grande apresentaram biópsias positivas para a bactéria H. pylori

Pesquisa realizada no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) revela que 59,8% dos pacientes com queixas gástricas tiveram biópsias positivas, após análise na instituição, para a presença do Helicobacter pylori (H.P.) -, um contaminante microbiológico da água e o principal agente patogênico associado a doenças do estômago em humanos.

O estudo, resultado de Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, considerou pacientes residentes em Campina Grande. A tese foi defendida pelo doutor Irigrácin Lima Diniz Basílio, que é professor da disciplina de Gastroenterologia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e atua no ambulatório do HUAC, instituição vinculada à UFCG e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Segundo o pesquisador, a ausência de um estudo epidemiológico na Paraíba  sobre a infecção pelo Helicobacter pylori e a alta prevalência dessa bactéria detectada em estudos nacionais despertaram o interesse pela pesquisa. “Além disso, em nossa observação diária, sempre encontramos pacientes infectados pelo H. pylori em consultas ambulatoriais e que necessitam de tratamento, bem como orientação sobre cuidados higiênicos e sanitários”.

A pesquisa avaliou 200 de 759 indivíduos com queixas gástricas em Campina Grande. Os pacientes foram submetidos à endoscopia digestiva, seguida de biópsias gástricas, e as mulheres representaram 72,5% (145/200) dos participantes. Aproximadamente 59,8% (120/200) das amostras foram positivas para H.P. com base em exames histológicos. A prevalência da infecção pela bactéria citada foi maior na população que utilizava água não mineral.

O pesquisador Irigrácin Basílio explica que, apesar de haver associação entre o consumo de água e a infecção, ainda são necessários estudos analíticos da água para a comprovação dessa relação em Campina Grande.

Água não tratada

Conforme o artigo científico publicado recentemente na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, o aumento do risco de infecção por H. pylori associado ao consumo de água não tratada “indica a necessidade de melhorias no tratamento público da água e melhores condições sanitárias, porque estas podem ser uma fonte não apenas de infecções por H. pylori, mas também de outras infecções transmitidas pela água".

Ainda segundo o estudo, a taxa de prevalência de H. pylori foi alta em pacientes com distúrbios estomacais, sendo associada também à gravidade da gastrite. “Isso eleva a consciência da necessidade de melhorar a água não tratada da cidade como uma intervenção primária para diminuir a infecção por esse tipo de bactéria”, explicou Irigrácin Basílio.

(Ascom HUAC/UFCG)

Data: 20/09/2018