Equipe do HU de Cajazeiras prepara festa surpresa para paciente

Gabriela Sousa de Carvalho, de dois anos, está internada no hospital há quase um mês

Há 24 dias internada no Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB/UFCG), vinculado à Rede Ebserh, Gabriela Sousa de Carvalho teve uma grande surpresa nesta quarta-feira, 12, dia em que completou dois anos. A equipe da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca), em um trabalho de humanização, decidiu presenteá-la com uma festa de aniversário na própria enfermaria onde está se recuperando de uma pneumonia.

“Gabriela está aqui há quase um mês e nós nos apegamos a ela de uma forma especial. Foi uma decisão não apenas minha, mas de toda a equipe da unidade de internação do HUJB. Fazer essa surpresa foi uma iniciativa de todos para demonstrar o carinho que sentimos”, contou o enfermeiro Célio Rocha, que acompanha Gabriela há pelo menos 10 plantões.

Toda a equipe multidisciplinar da unidade (enfermeiros, médicos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas) esteve envolvida e a festa foi uma surpresa até para a família de Gabriela, inclusive para a mãe Kelyane Alves de Sousa, que vem acompanhando a menina e ficou emocionada com a iniciativa do HUJB. A paciente sairia do hospital no dia do aniversário, no entanto, por apresentar um quadro de febre, não pode receber alta médica. A criança deu entrada no HU com sintomas de pneumonia e também é cardiopata, fator que exige atenção dobrada.

De acordo com a prima Valcilene Carvalho, Gaby, como é chamada pelos parentes, vem travando uma luta pela vida, desde o nascimento. "Ela é uma criança muito especial para nós. Já passou por batalhas difíceis, mas com a graça de Deus vem conseguindo vencê-las. É uma guerreira cheia de vida e por onde passa conquista a todos com o seu encanto”, disse.

O chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, José Dilbery Oliveira, parabenizou a todos da equipe e reforçou que essa ação faz parte de um conjunto de atitudes que visam ao bem-estar dos pacientes. “Hoje, a família Uasca promoveu a mais eficiente terapia, cujo efeito foi a reação de alegria de uma criança. Estamos muito felizes com todos os envolvidos”, destacou.

Gabriela reside no Distrito de Gravatá, zona rural do município de São João do Rio do Peixe, localizado a cerca de 25 quilômetros de Cajazeiras, onde fica localizado o Hospital. O HUJB é referência em pediatria para uma população de mais de 177 mil habitantes de 15 cidades do alto sertão paraibano.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

(Ascom HUJB/UFCG)

Data: 13/09/2018