Moção de Protesto e Solidariedade

Os conselheiros da Câmara Superior de Ensino (CSE), do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), reunidos em 27 de agosto de 2018, na 144ª Reunião Ordinária da CSE, vêm a público,por meio desta MOÇÃO,manifestar seu protesto contra publicação da ADUFCG-Seção Sindical do ANDES-Sindicato Nacional, ofensiva ao representante titular desta Câmara no Colegiado Pleno, professor Kyller Costa Gorgônio, a dirigentes universitários e a outros docentes representantes de Câmaras naquele Colegiado, por terem votado em desacordo com a posição da entidade sindical na questão da paridade nas consultas eleitorais no âmbito da UFCG. A referida publicação está sendo veiculada na página web da ADUFCG, a pretexto de denunciar vários professores, cujos nomes são expostos como supostos “traidores da democracia na UFCG”. A Câmara Superior de Ensino considera que a postura adotada pela diretoria da ADUFCG não contribui para a convivência harmoniosa no seio da comunidade acadêmica, nem respeita o pluralismo de ideias que está na essência da instituição universitária. Ao contrário, são atitudes intolerantes e sectárias como essa que ameaçam a democracia interna na UFCG, porque se contrapõem, de forma virulenta e inaceitável, contra a opção de voto dos conselheiros em uma deliberação democrática do colegiado máximo da nossa Instituição. Vimos, portanto, manifestar nossa solidariedade ao colega representante da Câmara Superior de Ensino no Colegiado Pleno da UFCG, extensiva aos demais docentes e gestores universitários atingidos.

Campina Grande, 27 de agosto de 2018.

Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da UFCG

Data: 31/08/2018