topo_cabecalho
Fábrica desenvolve aeronave esportiva com base em pesquisa realizada na UFCG

Estudo revela potencial de criação de tecnologias aeronáuticas da instituição

 

Uma fábrica de aviões instalada no distrito de São José da Mata em Campina Grande (PB) está desenvolvendo uma aeronave esportiva com base em uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) pela engenheira mecânica, Kaline Ventura Batista, que terminou a graduação na instituição e atualmente é mestranda no Programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM).

 

Juntamente com os graduandos, Saulo Lucena Vidal de Negreiros e Daniel Sarmento Santos sob supervisão do professor Wanderley Amorim Junior, Batista apresentou em maio desde ano no Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM 2018), realizado em Salvador (BA), o artigo científico Projeto Conceitual de uma Asa Para uma Aeronave Leve Esportiva (ALE).

 

De acordo com a engenheira, a participação no evento foi importante para troca de conhecimento com outros profissionais. “Tivemos a oportunidade de discutir tecnologias desenvolvidas de forma inédita na Paraíba com pesquisadores de engenharia mecânica de todos os estados do Brasil", ressaltou.

 

A pesquisa contribuirá com processo de montagem da nova aeronave que está em fase de prototipagem. O avião apresentará um conceito moderno com aerodinâmica ousada e está sendo construído em compósitos especiais de carbono, o que há de mais atual na construção de aeronaves. 

 

A equipe da empresa trabalha atualmente no processo de certificação para que a aeronave seja homologada junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)  e tenha o reconhecimento internacional através da Federal Aviation Administration (FAA), a autoridade aeronáutica estadunidense, para que ela seja usada também como avião de treinamento na formação de novos pilotos.

 

Para o dirigente da indústria aeronáutica Stratus, Juan Pinheiro, a parceria com a UFCG na produção de pesquisas científicas demonstra o potencial da Paraíba para o desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas. “Através desse trabalho conjunto que desenvolvemos juntamente com a UFCG demonstramos a nossa capacidade de criar tecnologias. Nossa equipe está aplicada em continuar trabalhando com a produção de novos artigos científicos, para que novas patentes sejam produzidas até o final do desenvolvimento da nossa nova aeronave que tem previsão de decolar em 2019”, disse.

 

(Ascom UFCG com dados da Indústria Aeronáutica)


Data: 28/08/2018