UFCG é citada como exemplo de crescimento e inovação em congresso internacional

Universidade foi lembrada no evento como a instituição que mais cresceu em número de patentes

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi citada como exemplo de crescimento e inovação durante o 8º Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), que está sendo realizado Maceió (AL) desde a última segunda-feira, dia 13,  até este sábado, dia 18 de agosto. A Universidade foi lembrada como a instituição que mais cresceu em número de patentes registradas no último ano e que segue no mesmo caminho em 2018.

Responsável direto por esses altos números, o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT/UFCG) esteve presente no evento, com apresentação de trabalhos a respeito do tema “Monitoramento Tecnológico”. A equipe, comandada pelo coordenador do Núcleo, o professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEq/CCT), Nílton Silva, também participou de debates e rodadas de discussão relacionadas a boas práticas de gestão no âmbito de tecnologia e inovação.

“Os números que a UFCG vêm alcançando são resultado da aplicação de boas práticas de gestão e disseminação da proteção da propriedade intelectual. Estamos muito felizes por estarmos alcançando os resultados pretendidos e motivados a seguir crescendo”, comentou Nílton.

O presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, esteve presente no Congresso. Ele enfatizou a importância dos temas abordados no evento para a agenda nacional de economia, ciência e tecnologia. “Quando nós tratamos das temáticas da prospecção tecnológica e da internacionalização das empresas e dos produtos brasileiros, temos um conjunto de temas muito importante, pois os documentos de patentes, que têm um grande volume tanto no Brasil como no exterior, trazem importantíssimas informações, que são extremamente relevantes para quem quer colocar o seu produto no mercado internacional”, disse.

Para se ter uma ideia, em 2017, foram contabilizados 203 pedidos de registro de patentes na Paraíba. Desse total (que, no Nordeste, está abaixo apenas do observado em Pernambuco, onde foram solicitadas 223), 80 foram guiadas pelo NITT. Isso equivale a aproximadamente 40% da produção estadual. Em âmbito nacional, o Estado é o oitavo que mais produziu resultados.

(Ascom CCT/UFCG)

Data: 17/08/2018