Equipe do Projeto Solo na Escola da UFCG anima atividades nas escolas

Ao longo das últimas semanas, integrantes do Teatrinho do Solo e do Ateliê da Geotinta (Projeto Solo na Escola), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG), campus de Sumé, estiveram presentes em atividades escolares nas cidades de Taperoá, Congo e Sumé, apresentado de maneira lúdica e dialógica, uma nova forma de falar sobre o solo.

“As metodologias desenvolvidas pelo Projeto Solo na Escola/UFCG buscam dinamizar as atividades escolares, permitindo na brincadeira e de forma descontraída, apresentar informações sobre o solo, como contribuição à proposta da Educação em Solos”, disse a coordenadora do projeto, professora Adriana Meira Vital.

Além das palestras realizadas e das apresentações, a equipe levou para as escolas o mini minhocário, orientando os participantes sobre a facilidade de produção do vermicomposto (húmus de minhoca), como alternativa de geração de renda. A equipe também falou da importância das práticas de conservação do solo.

“A oficina de Geotinta evidenciou os múltiplos usos do solo, oportunizando o diálogo sobre os diferentes serviços ecossistêmicos do solo, etnopedologia e uso sustentável desse valioso recurso natural. As metodologias com as quais o projeto trabalha permitem aliar brincadeira e aprendizado e tem sido referenciadas em diversos eventos da Ciência do Solo, o que nos deixa gratificados por dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do grupo de pesquisa em solos”, destacou a professora.

(Assimp CDSA/UFCG)

Data: 16/08/2018