UFCG desenvolve conjunto de sistemas para gestão de recursos hídricos na Paraíba

A ferramenta de fiscalização do uso da água já se encontra em funcionamento na AESA

Segundo dados do Fórum Alternativo Mundial da Água, mais de 850 municípios brasileiros enfrentaram problemas com a falta de água no ano de 2017. O recurso vem se tornando cada vez mais escasso nos últimos anos e a Paraíba é um dos estados brasileiros que mais sofre com os efeitos dessa crise hídrica. Pensando nesse problema, pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desenvolveram um conjunto de sistemas para a melhoria da gestão dos recursos hídricos no Estado da Paraíba. Um deles, voltado para a fiscalização do uso da água, já se encontra em funcionamento há três meses na Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA).

"O sistema funciona da seguinte forma: um técnico da AESA vai a campo fazer fiscalização usando smartphone, leitor biométrico e impressora móvel. Ao detectar uma irregularidade, ele usa o sistema para fazer a notificação oficial ao cidadão infrator através de diversas formas. Um processo administrativo é instaurado e o cidadão é convocado a regularizar sua situação na Agência, no prazo especificado", explica o professor  Cláudio de Souza Baptista, da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação, responsável pelo sistema.

O trabalho é fruto de um projeto da UFCG, em parceria com a AESA e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), para modernização dos processos de prestação de serviços e gestão dos recursos hídricos no Estado da Paraíba. Além do sistema de fiscalização do uso da água, foram desenvolvidas outras ferramentas de gestão hídrica, com foco no monitoramento hidrometereológico; operação de reservatórios e segurança de barragens; qualidade de água; gestão de outorga e licença de obra hídrica; geoprocessamento; e processos eletrônicos.

Além dos resultados com o uso em campo, o projeto vem colhendo outros frutos. O artigo "Um método para gerenciamento do processo de fiscalização dos recursos hídricos" foi reconhecido pela  Sociedade Brasileira de Computação como melhor trabalho no Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais, realizado semana passada em Natal-RN. O evento é considerado o mais importante da computação na temática de meio ambiente.

O artigo, que abordou o processo de fiscalização numa arquitetura de sistema de informações baseado na Web e em plataforma móvel para prover uma gestão de forma eficiente e eficaz, foi produzido por equipe da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da UFCG, formada por André Luiz Alves (doutorando), Hélisson Nascimento (graduando) e Cláudio de Souza Baptista (professor titular), em parceria com Hugo Feitosa (professor do Instituto Federal da Paraíba - IFPB) e Érica de Almeida (engenheira da AESA).

(Ascom UFCG)

Data: 03/08/2018