HUAC organiza eleição para escolha de membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Estão abertas as inscrições para candidatos a membro da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande. Os interessados podem ser inscrever até a próxima quarta-feira, 1º de agosto, e a eleição ocorrerá nos dias 17 e 18 de setembro, das 7h às 19h, no corredor principal da instituição.

A inscrição é livre e aberta a todos os funcionários do HUAC/Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), obedecidas às seguintes premissas legais: idade mínima de 18 anos no ato da inscrição; ser empregado público da Ebserh; não ser funcionário licenciado ou prestando serviço fora da empresa.

Segundo a engenheira de segurança do trabalho Ana Paula Diniz, a Cipa é um órgão independente, formado por representantes dos empregados e representantes do empregador, de forma paritária, que tem como finalidade a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Ana Paula Diniz também informou que os funcionários com interesse em integrar a comissão devem se dirigir até a sala do setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), onde efetuarão a inscrição. No HUAC, a equipe da Cipa será composta por sete representantes dos empregados (sendo quatro titulares e três suplentes) e sete representantes da alta gestão do hospital. Apenas a representação dos empregados será escolhida por meio de votação secreta.

“Após treinamento, os membros da Cipa irão atuar, em parceria com o Sost, na promoção de ações de segurança e saúde que visem ao reconhecimento de riscos com potencial de causar danos aos trabalhadores, ao patrimônio, ao meio ambiente e à continuidade dos processos de atendimento aos usuários do hospital”, explicou Ana Paula Diniz.

Resultado

A apuração dos votos será realizada no dia 19 de setembro, às 9h, no auditório do HUAC. Os membros eleitos e indicados passarão por treinamento, que será realizado pela equipe do Sost  na primeira semana de outubro. As diretrizes para constituição da Cipa e as etapas do processo eleitoral têm suporte legal na Norma Regulamentadora 5 (NR5), do Ministério do Trabalho.

(Ascom HUAC/UFCG)

Data: 27/07/2018