topo_cabecalho
Aluno da UFCG vence prêmio de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Audiodocumentário “Um pé de Coaçu - meu lugar é minha história” conquistou o Prêmio “Microfone de Prata” pela votação popular e do júri

 

O Trabalho de Conclusão de Curso de João Djane Assunção da Silva, do bacharelado em Comunicação Social - Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistou o Prêmio de Rádio ”Microfone de Prata”, na categoria Programas Jornalísticos, concedido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A premiação foi entregue na noite desta quarta-feira, dia 25 de julho, no auditório da TV Aparecida, na cidade de Aparecida (SP).

 

A cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível aqui.

 

Produzido numa perspectiva educomunicativa, com participação dos moradores da comunidade rural da cidade de Solonópole, Sertão do Ceará, o audiodocumentário ”Um pé de Coaçu - meu lugar é minha história” retrata os aspectos históricos e socioculturais do Sitio Coaçú, onde o autor viveu sua infância. Com duração de 24 minutos e 19 segundos, o trabalho teve orientação da professora Lígia Beatriz Almeida, coordenadora do curso de Comunicação Social - Educomunicação. 

 

“Vi através dessa produção a oportunidade de estimular o protagonismo, preservar a identidade e a autoestima do público infanto-juvenil morador ou frequentador da localidade, os possibilitando fazer uso das tecnologias digitais de informação e comunicação de maneira consciente e compreendendo seu papel social para o empoderamento popular. Esse prêmio representa o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos no curso de Comunicação Social da UFCG, mostrando o potencial da educomunicação como instrumento para a educação midiática e a construção da cidadania”, diz João Djane.

 

O audiodocumentário concorreu com as reportagens “A Culpa é do Estuprador” e “No rastro da Baleia Azul”, conquistando o prêmio pelo voto popular nas redes sociais (Menção Honrosa) e pelo voto do júri, formado por bispos e especialistas ligados a universidades católicas.

 

O trabalho pode ser acessado aqui. 

 

(Ascom UFCG)


Data: 26/07/2018