Inscrições de projetos de extensão voltados à agricultura familiar no Semiárido vão até sexta na UFCG

Serão apoiados até dez projetos

Termina nesta sexta-feira, dia 27 de julho, o prazo para submissão de propostas ao edital de apoio a projetos de Extensão Tecnológica e Cultural voltados à agricultura familiar no Semiárido paraibano, de iniciativa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa), em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

Os projetos selecionados receberão um apoio financeiro de até R$ 3 mil cada, totalizando um investimento da ordem de R$ 30 mil.

Serão apoiados até dez projetos de extensão, que irão beneficiar comunidades ou assentamentos rurais de agricultores familiares organizados em associações ou cooperativas de produtores no Semiárido paraibano.

Os recursos recebidos serão utilizados para despesas de custeio, consultoria/capacitação e bolsas de extensão. Entre os objetivos, estão prospectar empreendimentos rurais de base familiar que atuem na produção agroindustrial para futura participação no processo de incubação da Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido (IACOC).

As propostas deverão ser encaminhadas para o e-mail peasa@peasa.ufcg.edu.br, por meio do preenchimento de formulário específico.

Serão contemplados projetos inseridos nas seguintes linhas temáticas:

- Uso de tecnologias de baixo custo para captação e tratamento de água;

- Emprego de plantas e outros produtos alternativos com fins terapêuticos;

- Tecnologia de alimentos voltados para a agricultura familiar;

- Tecnologias de energia renovável aplicadas à agricultura familiar;

- Uso de metodologias de comunicação social aplicados à assistência técnica, extensão rural e economia solidária;

- Dinâmicas socioambientais, estratégia de desenvolvimento rural e economia solidária;

- Processos e organização para agroindustrialização na agricultura familiar, incluindo design de Manual de Identidade Visual e de embalagens e rótulos de produtos agroindustriais;

- Uso de tecnologias como incentivo para a migração da autossuficiência na produção de alimentos para a geração de renda monetária;

- Sistemas de gestão, informação, marketing e comercialização;

- Estratégias de incentivo à disponibilização e apropriação de conhecimento de impacto comunitário.

O resultado final será divulgado até o dia 31 de julho, com previsão de início dos projetos a partir de 1° de agosto.

Mais informações podem ser obtidas no edital ou na Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), através do telefone (83) 2101.1382.

(Ascom UFCG)

Data: 23/07/2018