Livro publicado pela Universidade de Atenas tem capítulo de professor da UFCG

O professor Rafael Trindade Maia, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, juntamente com o ex-aluno do curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, também do CDSA, Vinícius Costa Amador, publicaram um capítulo no livro Molecular Docking, editado pelo Dr. Dimitrios Vlachakis do Departamento de Biotecnologia da Universidade de Atenas, da Grécia.

O capítulo 3 do livro, intitulado Molecular Docking for Detoxifying Enzyme Studies, de autoria do professor Rafael Trindade e Vinícius Amador (mestrando em Melhoramento Genético de Plantas  da UFRPE), aborda estudos com técnica no contexto de resistência à inseticidas e herbicidas.

O livro abrange estudos realizados com a técnica de “Docking molecular”, também conhecida como atracamento molecular ou ancoragem molecular. É uma técnica computacional que visa prever a melhor orientação entre duas moléculas para obtenção de um complexo estável, e tem sido utilizada amplamente na prospecção in silico de novos fármacos e em estudos computacionais para o entendimento de sistemas biológicos.

A publicação da obra se deu através da IntechOpen. O livro contém 17 capítulos de autores de vários países diferentes. A UFCG é a única universidade latino-americana representada na obra.

O link permanente para download do capítulo encontra-se no endereço https://www.intechopen.com/books/molecular-docking/molecular-docking-for-detoxifying-enzyme-studies.

(Assimp CDSA/UFCG)

Data: 16/07/2018