UFCG recebe propostas de projetos de extensão voltados à agricultura familiar no Semiárido

Inscrições vão até o dia 27

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA) e em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), lançou edital para apoiar financeiramente projetos de Extensão Tecnológica e Cultural, voltados para a agricultura familiar no Semiárido paraibano. Serão selecionados dez projetos, com valor máximo de financiamento de R$ 3 mil.

Serão apoiadas propostas cujos projetos estejam inseridos em uma das seguintes linhas temáticas:

- Uso de técnicas de manejo em sistemas de produção sustentável, de base agroecológica e/ou orgânica;

- Uso de tecnologias de baixo custo para captação e tratamento de água;

- Emprego de plantas e outros produtos alternativos com fins terapêuticos;

- Tecnologia de alimentos voltados para a agricultura familiar;

- Tecnologias de energia renovável aplicadas à agricultura familiar;

- Uso de metodologias de comunicação social aplicados à assistência técnica, extensão rural e economia solidária;

- Dinâmicas socioambientais, estratégia de desenvolvimento rural e economia solidária;

- Processos e organização para agroindustrialização na agricultura familiar, incluindo design de Manual de Identidade Visual e de embalagens e rótulos de produtos agroindustriais;

- Uso de tecnologias como incentivo para a migração da autossuficiência na produção de alimentos para a geração de renda monetária;

- Sistemas de gestão, informação, marketing e comercialização;

- Estratégias de incentivo à disponibilização e apropriação de conhecimento de impacto comunitário.

As propostas devem ser encaminhadas até o dia 27 deste mês para o email peasa@peasa.ufcg.edu.br. O resultado final será divulgado até 31 de julho.

Para mais detalhes e informações, acesse o edital.

(Ascom UFCG)

Data: 13/07/2018