Fundação O Boticário abre inscrições para edital de apoio financeiro

Pelo menos duas vezes ao ano, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lança os seus tradicionais editais de apoio financeiro a ações de conservação. O edital da segunda chamada de 2018 já está aberto para inscrições até o dia 31 de agosto, através do site da instituição. A novidade deste ano é a linha “Soluções para a Conservação da Natureza”, que contempla ações para a conservação de espécies e ecossistemas.

São três categorias de apoio:

Edital de Apoio a Projetos, que nesse semestre será destinado a ações no ambiente costeiro-marinho;

Edital Biodiversidade Paraná, restrito ao território estadual paranaense;

Edital Apoio a Programas, de temática livre e aberta a todo o Brasil.

Após optar por um edital, o proponente escolhe uma linha temática para inscrever o seu projeto:

Unidades de Conservação de Proteção Integral e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)’- tem como objetivo a criação, ampliação e execução de unidades de conservação continentais e marinhas, além da realização de atividades prioritárias de seus Planos de Manejo (documentos oficiais de planejamento das unidades de conservação).

Espécies Ameaçadas - visa a execução de ações prioritárias para espécies ameaçadas, seguindo os Planos de Ação Nacional (PANs), documentos que elencam ações prioritárias para conservação de determinadas espécies e ecossistemas, além de ações emergenciais para espécies sem PANs e enquadramento de espécies em listas de ameaças.

Ambientes Marinhos - voltada para estudos, ações e ferramentas para a proteção e redução de pressão sobre a biodiversidade marinha.

Soluções para a Conservação da Natureza - que contempla a aplicação ou desenvolvimento de soluções inovadoras e ferramentas tecnológicas em benefício da conservação da natureza, como novas formas de monitoramento da biodiversidade e desenvolvimento de dispositivos que contribuam para a conservação de espécies e ecossistemas.

categoria de Apoio a Programas tem, ainda, uma quinta linha temática – a de “Políticas Públicas” -, que visa à implementação e fortalecimento de incentivos para conservação da natureza, instrumentos legais para fiscalização e proteção da biodiversidade, consolidação de áreas protegidas e parcerias para conservação. Essa categoria abrange iniciativas de média e longa duração (até quatro anos), que possibilitem ações de conservação da natureza de maior magnitude e que demandem mais tempo para aplicação.

Inscrições

O prazo vai até o dia 31 de agosto. As inscrições nas três categorias de apoio estão abertas para instituições sem fins lucrativos, como fundações ligadas a universidades e organizações não governamentais (ONGs), por meio do site da Fundação Grupo Boticário.

Para o Edital Biodiversidade do Paraná, instituições privadas e públicas também podem se candidatar, por meio do site da Fundação Araucária – http://www.fappr.pr.gov.br, que é parceria da Fundação Grupo Boticário neste edital

Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para edital@fundacaogrupoboticario.org.br.

(Jornal da Ciência)

Data: 10/07/2018