Projeto da UFCG é apresentado ao Secretário de Educação do Estado

O projeto Microeletrônica para o Ensino Médio em Escola Pública, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (Pibic EM/CNPq), desenvolvido pela Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi apresentado ao secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade, na manhã desta quinta-feira, dia 5, no Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI).

Coordenado pelo professor Raimundo Freire, com a participação de cinco graduandos em Engenharia Elétrica, o projeto atua em duas escolas estaduais em Campina Grande  - Elpídio de Almeida (Estadual da Prata) e Monte Carmelo - com a participação de 15 alunos.

O secretário estadual assistiu à apresentação das três linhas de atuação do projeto - Fonte de Tensão regulável, Instalações Elétricas e Arduinos (microcontroladores) - e visitou laboratórios do curso de Engenharia Elétrica, entre eles o de Instrumentação e Metrologia Científica, onde aconteceu o encontro.

A estudante de Engenharia Elétrica, Anyelle Queiroz, integrante do projeto, avaliou a visita como expressivo incentivo aos alunos do Ensino Médio, "não só pelas cinco bolsas que o Estado se comprometeu em custear, mas também pela presença do gestor percebendo a realidade e a importância de ações dessa natureza".

No encontro, foi anunciada a parceria do projeto com a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (Prac) da UFCG para o desenvolvimento de um sistema de controle digital de acesso para os usuários do Restaurante Universitário. "Até setembro, estaremos implantando os equipamentos", afirmou.

(Ascom UFCG)

Data: 05/07/2018