topo_cabecalho
Pesquisa sobre a mata ciliar na Caatinga é divulgada por professora da UFCG

Uma pesquisa realizada no âmbito do Laboratório de Ecologia e Botânica do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé, que trata sobre a mata ciliar em área da Caatinga, foi publicado recentemente na revista científica online Gaia Scientia editada pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e que foca nos diferentes ramos das Ciências Ambientais.

 

Intitulado Fitossociologia de Vegetação Arbustivo-Arbórea de uma Área Ribeirinha, Semiárido Paraibano, Brasil, o artigo tem autoria da professora do CDSA, Alecksandra Vieira de Lacerda, e da pesquisadora Francisca Maria Barbosa.

 

O artigo completo pode ser acessado no sítio eletrônico da Revista: http://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia ou no http://www.cdsa.ufcg.edu.br/laeb/

 

A pesquisa objetivou caracterizar a estrutura fitossociológica da vegetação em uma área ribeirinha na bacia hidrográfica do rio Taperoá, no semiárido paraibano. O levantamento abrangeu um trecho ao longo do riacho Farias, onde estabeleceu-se 51 parcelas medindo cerca de 1 hectare, distribuídas ao longo do curso da água.

 

“Trata-se de mais uma importante contribuição para o entendimento dos aspectos que marcam a estrutura da vegetação em área de mata ciliar no Semiárido brasileiro. Estamos fortemente comprometidos em estudar os recursos naturais e os aspectos que definem a sua relação com as faixas de semiaridez. Um conhecimento com bases inovadoras para traduzir os meios adequados de manejo e gerenciamento dos potenciais biológicos do Bioma Caatinga”, disse a professora que coordena o Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB/CDSA/UFCG) e lidera o grupo de pesquisa Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido (CERDES).

 

(Assimp CDSA/UFCG)


Data: 05/07/2018