UFCG altera cronograma de seleção do Programa Institucional de Residência Pedagógica

Prazo de inscrição foi estendido até a próxima quarta-feira, 4 de julho

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) alterou o cronograma de seleção do Programa Institucional de Residência Pedagógica 2018, voltado para alunos de licenciaturas que desejam atuar como bolsistas. Com isso, o prazo de inscrições fica estendido até a próxima quarta-feira, dia 4 de julho. Estão sendo oferecidas 528 vagas distribuídas nos cinco campi onde a UFCG oferece cursos de licenciatura - Campina Grande, Cuité, Sumé, Cajazeiras e Patos.

Para participar, o candidato precisa ter cursado o mínimo de 50% da licenciatura ou estar cursando a partir do 5º período, além de ter disponibilidade para dedicar 440 horas às atividades do projeto durante o período de 18 meses. O estudante que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista, desde que não possua relação de trabalho com a UFCG ou com a escola onde desenvolverá as atividades do projeto.

As inscrições deverão ser realizadas nos setores de protocolo, conforme horário específico de funcionamento em cada campus. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos relacionados no edital. Com a alteração no cronograma, a prova de seleção será realizada no dia 9 de julho. O resultado deverá ser publicado no dia 10 de julho.

Mais informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Ensino (PRE), pelo telefone (83) 2101.1525 ou pelo e-mail resid.ufcg@gmail.br.

Acesse aqui o edital completo .

Residência Pedagógica

Instituída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no mês de fevereiro, a Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por alunos de licenciaturas em escolas públicas de educação básica, denominadas escolas-campo. , o residente é acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor, sendo orientado por um professor da sua Instituição de Ensino Superior (IES).

Entre os objetivos estão aperfeiçoar a formação dos estudantes de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e exercitem a relação entre teoria e prática profissional docente; fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e aquelas que receberão os egressos das licenciaturas; e induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica.

(Ascom UFCG)

Data: 29/06/2018