topo_cabecalho
CNPq lança primeira chamada pública de bolsas especiais

As bolsas especiais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tradicionalmente ofertadas por meio de calendários quadrimestrais, passam, agora, a serem concedidas a partir de chamadas públicas. A primeira Chamada foi lançada nesta quarta-feira para seleção de bolsas no país e no exterior.

A Chamada contempla bolsas no país - Pesquisador Visitante (PV), Pós-Doutorado Junior (PDJ), Pós-Doutorado Sênior (PDS), Doutorado-Sanduíche no País (SWP), Pós-Doutorado Empresarial (PDI) e Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI) - e no exterior - Estágio Sênior (ESN), Pós-Doutorado no Exterior (PDE), Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) e Doutorado Pleno no Exterior (GDE). A modalidade GDE é concedida em caráter excepcional para cursos que não tenham equivalente no País.

Além do ineditismo, a iniciativa se destaca por alterar a periodicidade de quadrimestral para semestral, com seleção em junho e novembro e apresentar os critérios de julgamento, uma reivindicação histórica e um avanço do CNPq na transparência do processo de análise.

O presidente do CNPq, Mario Neto Borges, ressalta que a iniciativa é resultado de discussões da direção do CNPq com os Comitês de Assessoramento na busca de formas de aperfeiçoar a concessão de bolsas. "Por sugestão desses Comitês, decidimos fazer o processo com periodicidade semestral e na forma de Chamada", explicou.

Os prazos para submissão das propostas variam de acordo com as datas de início da vigência da bolsa.

Propostas de bolsas para início entre os meses de março e agosto de 2019, o prazo é até o dia 13 de agosto de 2018 e o julgamento acontecerá em novembro deste ano.

As propostas para bolsas com início entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020 podem ser submetidos até o dia 8 de março de 2019. O julgamento dessas propostas será em maio de 2019.

Veja aqui a chamada na íntegra.

(CNPq)


Data: 28/06/2018