topo_cabecalho
Abertas as inscrições da competição de satélites CubeDesign

Até 15 de julho estão abertas as inscrições aos interessados em compartilhar experiências e participar de um ambiente sadio de competição, voltado à inovação e mobilização dos jovens para a ciência e tecnologia

 

Desde alunos do ensino fundamental até jovens engenheiros de todo o Brasil irão participar do CubeDesign, que pela primeira vez reunirá novos talentos da área de nanossatélites no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), de 25 a 28 de julho.

Até 15 de julho, estão abertas as inscrições aos interessados em compartilhar experiências e participar de um ambiente sadio de competição, voltado à inovação e mobilização dos jovens para a ciência e tecnologia.

 

O CubeDesign possui categorias de acordo com o estágio dos participantes. A categoria “Mockups” é voltada ao ensino fundamental e desafiará as equipes a montar uma estrutura de acordo com satélites sorteados na competição. Para o público a partir do enasino médio, a categoria “CanSat” terá um percurso para testes de integração e comunicação.

 

A categoria “CubeSat” é para o público universitário e, também, de institutos e empresas. Nesta, as equipes poderão simular as condições de lançamento e funcionamento operacional do satélite, com foco em cargas úteis, estrutura, supervisão de bordo, suprimento de energia e comunicações.

 

“O CubeDesign é inspirado no AeroDesign, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), uma competição baseada em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e que hoje reúne mais de mil participantes do Brasil e do exterior”, explica Walter Abrahão dos Santos, pesquisador do INPE. “Pela primeira vez no Brasil teremos uma competição de nanossatélites, como é realizada por agências espaciais da Europa (ESA), Japão (JAXA) e Estados Unidos (NASA)”.

 

Pequenos satélites, grandes ideias

 

Em torno de 300 pessoas devem comparecer nesta primeira edição do CubeDesign, entre equipes participantes nas três categorias, espectadores e interessados em engenharia, ciência e tecnologia.

Espera-se atrair grupos com expertise em competições de robótica e outras tecnologias que têm aplicação espacial, para incentivar e revelar talentos na área de engenharia.

 

Quem ainda é “dente de leite” poderá interagir com especialistas e pós-graduandos do INPE durante a fabricação de cansats e de mockups (maquetes) de papel.

 

Com o lema “SmallSats, big ideas”, o 1° CubeDesign é uma realização do Grupo de Capacitação Tecnológica em Engenharia Espacial (CTEE) da Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais do INPE.

 

Mais informações: www.inpe.br/cubedesign

 

(Inpe)


Data: 20/06/2018