UFCG foi a segunda universidade do Brasil em número de patentes registradas em 2017

Estudo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) divulgado esta semana aponta a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como a segunda universidade do Brasil em número de patentes registradas no ano passado.

Foram 70 depósitos de patentes da UFCG, nas categorias Patente de Invenção, Modelo de Utilidade, Marcas e Software. O número é inferior apenas ao alcançado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que lançou 77 pedidos. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está na quarta colocação, com 66 depósitos.

Com este resultado, a Paraíba se tornou, no ano passado, o oitavo estado no ranking brasileiro e o segundo no ranking regional.

Por meio do registro de patente são reconhecidos os direitos de propriedade de uma invenção, processos de fabricação, ou aperfeiçoamento de algum já existente, protegendo-os de concorrentes.

(Ascom UFCG, com dados da Ascom CCT/UFCG)

Data: 07/06/2018