Projeto da UFCG apresenta o Teatrinho do Solo durante o IX Simpósio Brasileiro de Educação em Solos

A coordenadora do projeto Solos na Escola/UFCG e do Laboratório de Solos do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé, professora Adriana Meira, acompanhada do agroecólogo formado pelo CDSA e mestrando Ray Martins, apresentaram o Teatrinho do Solo no IX Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, na cidade de Dois Vizinho-PR.

“A metodologia dialógica e participativa do Teatrinto é uma importante estratégia para a sensibilização de crianças e adolescentes sobre o solo”, disse a professora. “No diálogo interativo com o público, os personagens do Teatrinho do Solo apresentaram conceitos e informações sobre o solo, dando visibilidade às ações desenvolvidas pelo Projeto Solo na Escola/UFCG, no campus do CDSA, recebendo elogios e abrindo espaço para discussões sobre a metodologia enquanto prática pedagógica na abordagem dos conteúdos do solo”.

Na oportunidade, a professora Adriana distribuiu exemplares do livro “Solo nosso amigo” com professores de escolas de ensino básico que trouxeram os alunos para a apresentação. “Os professores comentaram da importância da construção de material didático para o ensino de solos, em função da ausência da abordagem nos livros de Geografia e Ciências, tema trabalhado durante o Espaço de Diálogo ‘Educação em Solos no ensino básico’”, informou.

A professora comentou que em dezembro deverá ser lançado o volume 2, com abordagem sobre solos para estudantes do ensino médio.

A professora Adriana participou ainda de minicurso de confecção de monólitos, destacando que é uma “importante estratégia para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem para a popularização de conceitos de solo, bem como facilitar a prática pedagógica da Pedologia, despertando o interesse das pessoas sobre a importância dos solos”.

Ela disse ainda que a oportunidade permitiu construir importantes parcerias para trazer o curso para o CDSA, oportunizando aos acadêmicos das disciplinas de Solos o exercício dessa prática, que deverá acontecer durante o evento Feira do Solo, em comemoração ao Dia Mundial do Solo, em dezembro deste ano.

(Assimp CDSA/UFCG)

Data: 18/05/2018