topo_cabecalho
Programa de cooperação com a França prorroga inscrições

O programa CAPES/Cofecub, que seleciona projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior e públicos brasileiros e franceses, teve seu prazo de inscrição prorrogado. Com a publicação do novo calendário, as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio.

 

Inscrições

 

Os projetos que atenderem aos requisitos descritos no edital deverão ser inscritos exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos até o dia 9 de maio, na página do programa. A candidatura no Brasil deverá ser apresentada em português. A proposta em francês deverá ser encaminhada pela equipe francesa para o link disponibilizado para este fim pelo Cofecub. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro.

 

Serão selecionados até 30 projetos conjuntos de pesquisa para início das atividades a partir de 2019 nas diversas áreas de conhecimento, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária e financeira da CAPES.

 

As propostas devem apresentar planejamento de atividades em módulos anuais, considerando a duração máxima de financiamento dos projetos de 4 anos. O segundo biênio do projeto está condicionado à aprovação de relatório parcial de atividades, das prestações de contas anuais, do plano de atividades atualizado para os dois últimos anos e à disponibilidade orçamentária das agências financiadoras.

 

Benefícios

 

São itens financiáveis no âmbito do programa: missões de trabalho, recurso para material de consumo e serviços de terceiros, conforme especificados no Edital, levando-se em consideração o valor limite de até R$ 140 mil reais para financiamento de quatro anos de projeto. Também estão previstas missões de estudos aos projetos selecionados, nas modalidades doutorado sanduíche e pós-doutorado.

 

Os alunos selecionados para utilizar a cota de bolsa de estudo deverão obrigatoriamente possuir o número válido de ORCID quando da inscrição no site da Capes pelo coordenador do projeto.

 

Confira a alteração do cronograma.

 

Acesse o Edital nº 8/2018 completo.

 

(Capes)


Data: 10/05/2018